Luiz Bandeira
A Construtora Mauad acaba de celebrar 25 anos de história olhando para o futuro. Em um encontro realizado na manhã desta quarta-feira (14), no Hotel SESC Alpina, a empresa apresentou ao mercado o pré-lançamento do Golf Club Resort e a nova fase do Reserva Guinle, dois empreendimentos que reforçam um posicionamento cada vez mais claro da construtora: desenvolver projetos imobiliários de alto padrão aliados à preservação do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade.

O evento reuniu corretores, parceiros estratégicos e profissionais do setor imobiliário, com apresentações institucionais, café da manhã e ativações esportivas. A equipe da Diário TV acompanhou a programação, que também ganhou destaque no Jornal O Diário e na grade da emissora.
Golf Club Resort, moradia dentro de um ícone de Teresópolis
Mais do que um lançamento imobiliário, o Golf Club Resort nasce como um projeto de cidade. Integrado ao tradicional Teresópolis Golf Club, o empreendimento propõe um conceito inédito na região: em vez de criar um clube dentro de um condomínio, o condomínio passa a existir dentro de um clube histórico, preservando sua essência e garantindo sua continuidade.

Para o empresário Luciano Savattone, o impacto do projeto vai além do mercado. “Ele deixa de ser só mais um projeto imobiliário para ser um projeto de pertencimento para Teresópolis. O Golf Club é um ícone da cidade e, num momento em que clubes tradicionais vêm desaparecendo, conseguir perpetuar esse patrimônio é algo muito maior do que o próprio empreendimento. É um projeto extremamente importante para a cidade.”
Essa visão é reforçada pelo CEO da construtora, Felipe Mauad, que destacou o compromisso formal assumido com a preservação do clube. “O Golf Club Resort faz parte de um plano para perpetuar o clube. Existe um Termo de Ajustamento de Conduta assinado que garante essa perpetuação. Colocamos o condomínio dentro do clube, e não o contrário. Para a cidade, fica a certeza de que esse patrimônio vai se manter eternamente. Esse é o maior diferencial do projeto.”

O presidente do Teresópolis Golf Club, Alan Smith, também ressaltou o caráter único da iniciativa. “É um empreendimento sui generis, porque é dentro de um clube country, uma grande área verde, o pulmão de Teresópolis. Os proprietários das unidades poderão ingressar como associados especiais e usufruir de um clube que é uma verdadeira joia da cidade.”

Além do campo de golfe, o complexo oferece estrutura completa de lazer, incluindo piscina, beach tennis, áreas sociais e a tradicional hípica do clube, um dos destaques apontados por Clemente Nigri, diretor de patrimônio. “Costuramos um acordo que faz muito bem ao clube e, ao mesmo tempo, possibilita o primeiro resort de Teresópolis. É um ganho não só para os moradores, mas para toda a cidade.”

Exclusividade, investimento e uso inteligente
Do ponto de vista mercadológico, o Golf Club Resort aposta em um público seleto, que busca exclusividade sem abrir mão de retorno financeiro. Segundo Renato Guimarães, responsável pelo marketing da Mauad, o empreendimento amplia um desejo antigo de muitos frequentadores da cidade. “O Teresópolis Golf Club sempre foi um lugar de muita exclusividade. O resort abre essa oportunidade para um público seleto, mantendo o nível de exclusividade, mas oferecendo algo único: um clube de mais de um milhão de metros quadrados à disposição do morador.”

Renato também destacou o potencial de investimento do projeto. “Além da área de lazer do condomínio, o comprador ganha um resort inteiro. É um excelente investimento, inclusive para quem pensa em Airbnb ou short stay, com toda a segurança jurídica, tanto para quem compra para investir quanto para quem decide morar.”
A apresentação oficial aos corretores marca o início do processo comercial. “Hoje descortinamos o empreendimento para as imobiliárias parceiras. Em duas a três semanas, abrimos efetivamente as vendas, com reservas, contratos e efetivação das compras”, explicou Luciano Savattone.
Reserva Guinle: nova fase e consolidação de um conceito
Outro destaque do encontro foi a apresentação da nova fase do Reserva Guinle, empreendimento que já se consolidou como referência em Teresópolis por unir moradia, natureza e patrimônio histórico. Felipe Mauad relembrou que a preservação sempre foi o ponto de partida do projeto. “No Reserva Guinle, o principal atrativo era a mata, os jardins e as construções históricas. Poderíamos ter construído muito mais, mas não é o nosso interesse. Queremos entregar algo único, preservando tudo isso.”

Segundo Renato Guimarães, o Reserva Guinle vive agora um momento estratégico, com três grandes oportunidades para o mercado. “Estamos abrindo uma nova fase de lotes que antes não estavam disponíveis, temos casas em construção, com mais de 50% das obras avançadas e algumas unidades muito próximas da entrega. Além disso, vamos apresentar uma condição especial para corretores e clientes, em um grupo mais restrito.”
O empreendimento também introduz em Teresópolis uma tendência nacional de alto padrão: os chamados condomínios gourmetizados, que integram serviços e experiências de hotelaria. “São projetos que contam com hotel, restaurante, chef renomado e facilidades que atendem tanto moradores quanto visitantes. Isso ativa o local, aumenta a valorização e atrai um público alinhado com esse estilo de vida”, explicou Renato. “No Reserva Guinle, por exemplo, o morador pode hospedar convidados no hotel ou lofts do próprio complexo, sem precisar usar a sua casa.”

Um olhar de longo prazo para Teresópolis
Encerrando as apresentações, Felipe Mauad reforçou que os lançamentos fazem parte de uma estratégia contínua de investimento responsável na cidade. “Ainda temos outros empreendimentos em estoque e podem ter certeza de que continuaremos investindo em projetos sustentáveis, que agreguem valor à população. Para o Golf Club Resort, preservar o golfe já é tudo. Para o Reserva Guinle, preservar a história e a natureza sempre foi o caminho.”








