Com aulas teóricas online e treino presencial no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresópolis participaram do curso para operador de instrumento de menor potencial ofensivo. A capacitação consiste na utilização de tasers (eletrochoque), balas de borracha, sprays de pimenta, bastões e granadas de efeito moral (gás, luz e som), entre outros.

Resultado de parceria firmada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, o treinamento foi ministrado por instrutores da Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e aconteceu no período de 5 a 9 e de 13 a 16 de janeiro. Na programação, mediação de conflitos, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo e defesa pessoal, com foco na imobilização.

“Estamos capacitando nossos agentes para atuarem em conjunto com as forças de segurança, fortalecendo a ordem pública, de acordo com as novas diretrizes para as guardas municipais”, explicou Sérgio Mauro Louzada, secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade.

“Esse foi o primeiro treinamento e outros virão, para garantir um serviço mais eficiente da GCM, com pessoal devidamente treinado para exercer as suas funções”, acrescentou Gil Wellington, o Comandante da Guarda Civil Municipal.
Importante treinamento
O objetivo é qualificar os agentes para o uso técnico, seguro, legal e proporcional de instrumentos de menor potencial ofensivo, quando necessário, nas ações de segurança e de ordenamento urbano no município. Com aulas online e presenciais, o curso é ministrado por instrutores qualificados e experientes, abordando temas como características, manuseio e emprego operacional dos armamentos menos letais; uso diferenciado e progressivo da força; instruções normativas pertinentes; responsabilidade civil, penal e administrativa; procedimentos de segurança, guarda e transporte; e primeiros socorros aplicados a ocorrências com instrumentos menos letais.






