Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

GCM inicia treinamento para usar ‘armas de menor potencial ofensivo’

Agentes recebem captação para utilização de tasers, sprays de pimenta, bastões e granadas de efeito moral

Com aulas teóricas online e treino presencial no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresópolis participaram do curso para operador de instrumento de menor potencial ofensivo. A capacitação consiste na utilização de tasers (eletrochoque), balas de borracha, sprays de pimenta, bastões e granadas de efeito moral (gás, luz e som), entre outros.

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresópolis participaram do curso para operador de instrumento de menor potencial ofensivo. Foto: Divulgação GCM

Resultado de parceria firmada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, o treinamento foi ministrado por instrutores da Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e aconteceu no período de 5 a 9 e de 13 a 16 de janeiro. Na programação, mediação de conflitos, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo e defesa pessoal, com foco na imobilização.

“Estamos capacitando nossos agentes para atuarem em conjunto com as forças de segurança, fortalecendo a ordem pública, de acordo com as novas diretrizes para as guardas municipais”, explicou Sérgio Mauro Louzada, secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade.

“Esse foi o primeiro treinamento e outros virão, para garantir um serviço mais eficiente da GCM, com pessoal devidamente treinado para exercer as suas funções”, acrescentou Gil Wellington, o Comandante da Guarda Civil Municipal.
 
Importante treinamento
O objetivo é qualificar os agentes para o uso técnico, seguro, legal e proporcional de instrumentos de menor potencial ofensivo, quando necessário, nas ações de segurança e de ordenamento urbano no município. Com aulas online e presenciais, o curso é ministrado por instrutores qualificados e experientes, abordando temas como características, manuseio e emprego operacional dos armamentos menos letais; uso diferenciado e progressivo da força; instruções normativas pertinentes; responsabilidade civil, penal e administrativa; procedimentos de segurança, guarda e transporte; e primeiros socorros aplicados a ocorrências com instrumentos menos letais.

Teresópolis 17/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ministério Publico assina TAC que prevê criação de parque público em parte do terreno do Golf

GCM inicia treinamento para usar ‘armas de menor potencial ofensivo’

Polícia procura autores de furtos no fim de semana em Teresópolis

Teresópolis terá mais uma edição do projeto de ‘viradão esportivo’

PM apreende arma, drogas e carro roubado no Terceiro Distrito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE