Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e riscos em Teresópolis

Acumulados expressivos podem causar deslizamentos de terra nos próximos dias

Maria Eduarda Maia

Após dias de calor intenso, Teresópolis terá uma semana em estado de atenção devido à mudança no padrão do tempo. A passagem de uma frente fria, associada à formação de uma zona de convergência de umidade sobre a Região Serrana, deve provocar chuvas fortes para os próximos dias e que, com o acumulado, podem resultar em problemas como escorregamentos de terra e transbordamento de rios no município. Segundo o Alerta de Cheias, sistema do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), há previsão de chuvas fortes entre esta segunda-feira (19) e terça-feira (20), com possibilidade de volumes elevados em um curto período de tempo. Os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas em municípios da Região Serrana e áreas vizinhas. Além de Teresópolis, o alerta inclui Magé, Guapimirim, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Carmo, Duas Barras, Nova Friburgo, Silva Jardim e Casimiro de Abreu.

O acumulado expressivo de chuva pode resultar em problemas como transbordamento de rios e, consequentemente, diversos alagamentos na cidade. Foto: Arquivo O Diário

Rajadas de vento preocupam
Outro fator de risco são os ventos, sobretudo na Região Serrana. Estão previstas rajadas fortes, com velocidades entre 50 e 60km/h. A condição pode provocar queda de árvores e alguns transtornos pontuais para a moradores e motoristas.

Segundo o Alerta de Cheias, sistema do Inea, os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas em municípios da Região Serrana e áreas vizinhas. Foto: Reprodução / Inea

Risco de deslizamentos
Diante do comunicado, a secretária de Defesa Civil de Teresópolis, Tenente-Coronel Mariana Antunes, em vídeo publicado nas redes sociais da pasta, alertou a população, destacando o risco de tempestades para os próximos dias. Com o solo já encharcado em algumas áreas e a expectativa de altos acumulados de chuva, cresce a possibilidade de deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios em diferentes pontos da cidade. “A nossa maior preocupação é com relação aos altos acumulados de chuva, visto que poderemos ter deslizamentos de terra”, explicou Mariana.

“O setor de monitoramento do município permanece em prontidão 24 horas por dia para atender qualquer tipo de ocorrência”, frisou a secretária de Defesa Civil, Tenente-Coronel Mariana Antunes. Foto: Reprodução

Alertas no celular
Além das redes sociais, a Defesa Civil também conta com um serviço de alerta para informar a população em casos de mudanças climáticas extremas, sendo de extrema importância que os moradores estejam cadastrados para receberem os avisos em seus celulares. Os meteorologistas da Defesa Civil Estadual trabalham 24 horas por dia monitorando a condição do clima para que a população seja orientada em caso dessas alterações extremas no clima. Para se cadastrar é muito simples: basta enviar uma mensagem de SMS com seu CEP para o número 40199 para ficar atualizado sobre os possíveis riscos na sua região.

Além das redes sociais, a Defesa Civil também conta com um serviço de alerta para informar a população em casos de mudanças climáticas extremas, sendo de extrema importância que os moradores estejam cadastrados para receberem os avisos em seus celulares. Foto: Reprodução

Orientações
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os boletins oficiais e orienta os moradores a buscarem locais seguros em caso de risco. “O setor de monitoramento do município permanece em prontidão 24 horas por dia para atender qualquer tipo de ocorrência”, frisou a secretária da pasta. Veja algumas orientações importantes para reduzir os riscos devido a ocorrência de temporais:

  • Antes do temporal: é fundamental acompanhar as previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais. Evite deixar objetos soltos em áreas externas e mantenha atenção redobrada em áreas de encosta ou sujeitas a alagamentos.
  • Durante o temporal: evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem. Não se abrigue sob árvores, postes ou estruturas metálicas. Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se estiver dirigindo, reduza a velocidade e nunca atravesse ruas alagadas.
  • Em situações de risco: Ao notar rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou elevação rápida do nível da água, procure um local seguro imediatamente e siga sempre as orientações da Defesa Civil. Em emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Previsão para os próximos dias

  • Terça-feira (20): chuva forte de manhã e aberturas de sol à tarde, com pancadas de chuva. A noite será chuvosa. Temperatura máxima de 19 graus e mínima de 17.
  • Quarta-feira (21): chuvoso durante o dia e a noite. Temperatura máxima de 17 graus e mínima de 15.
  • Quinta-feira (22): chuva forte de manhã. Abertura de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Temperatura máxima de 18 graus e mínima de 15.
  • Sexta-feira (23): sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde e noite com temporal. Temperatura máxima de 20 graus e mínima de 16.
Teresópolis 20/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MPRJ recomenda adiantar processo de instalação da fiscalização eletrônica em Teresópolis

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e riscos em Teresópolis

Ministério Público assina TAC que prevê criação de parque público em parte do terreno do Golf

Polícia procura autores de furtos no fim de semana em Teresópolis

Teresópolis terá mais uma edição do projeto de ‘viradão esportivo’

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE