Marcello Medeiros
Policiais militares da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) apreenderam uma arma de fogo e aves silvestres mantidas ilegalmente durante uma ação de patrulhamento ambiental realizada na rodovia BR-116, na altura do km 73, na localidade de Biquinha, Segundo Distrito de Teresópolis.
Segundo a corporação, os agentes identificaram uma residência com indícios de crime ambiental e, ao realizarem a fiscalização, encontraram duas aves silvestres da espécie Coleiro mantidas em cativeiro, além de duas gaiolas. No imóvel, também foi localizada uma espingarda calibre 32 sem registro, acompanhada de quatro cartuchos intactos.
“O responsável pelo imóvel não possuía autorização legal para a posse da arma, nem licença ambiental para a criação das aves, o que configurou crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi conduzido à delegacia da região, onde permaneceu preso”, informa a 5ª UPAm, que mantém sede em Teresópolis e é subordinada ao Comando de Polícia Ambiental.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação e cuidados antes de possível reintegração à natureza.
Como denunciar
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).







