Nesta quarta-feira (28) foi realizada a cerimônia de formatura de 474 novos soldados da Polícia Militar. O grupo integra o contingente de mil novos soldados já formados e para atuação nos batalhões da PM em todo o estado. “A formação desses policiais é a resposta que a sociedade merece. Queremos um Rio de Janeiro fortalecido, principalmente na área da segurança pública. No início da semana, foi dado o pontapé para que a Polícia Militar iniciasse seu processo de reestruturação, algo que não acontecia há mais de 50 anos. Agora, teremos mais policiais para integrar os batalhões e atuar nas ruas”, comentou o governador Cláudio Castro.

O evento foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Durante a solenidade, Castro destacou o compromisso do Governo do Estado com a valorização profissional e com investimentos significativos na área da segurança pública, que ultrapassam R$ 4 bilhões em tecnologia. “É importante destacar que, hoje, o policial militar já sai da formação com sua própria arma. Antes, eram utilizados materiais sucateados, que estavam há anos na corporação. Agora, estamos fazendo tudo diferente, valorizando mais os agentes de segurança”, completou Cláudio Castro.

Esta é a terceira turma dos dois mil alunos aprovados no concurso de 2024. Posteriormente, o governador autorizou a convocação de mais dois mil candidatos, respeitando a ordem de classificação. Ao todo, quatro mil candidatos foram chamados para o Curso de Formação de Praças.
“Todos aqui estão preparados para cumprir a nobre missão de um policial militar de servir e proteger a sociedade. A segurança é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais do nosso país. O concurso público que selecionou essa nova geração de soldados é mais uma marca na gestão da segurança”, afirmou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Marcelo de Menezes.
Atualmente, mil soldados já concluíram a formação, incluindo os 474 formandos desta quarta-feira. Outros 1.500 candidatos seguem em formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), enquanto os 1.500 restantes serão integrados de forma gradual ao longo dos anos de 2026 e 2027.







