Maria Eduarda Maia
Após o desabamento de um muro e de parte da Estrada Henrique Claussen, no Parque do Imbuí, provocado pelas fortes chuvas que atingiram Teresópolis na tarde desta terça-feira (27), os moradores da localidade precisam ficar atentos a uma mudança importante no acesso a parte do bairro: a via precisou ser interditada nos dois sentidos, permanecendo totalmente fechada para passagem de veículos, conforme informado ao Diário em nota pela Defesa Civil, o que obrigou a criação de uma espécie de ‘atalho’ para garantir o acesso entre o Parque do Imbuí e o bairro da Posse. Os serviços foram sendo realizados pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos nesta quinta-feira (29).


A secretaria Obras e Serviços Públicos providenciou uma via de acesso à Rua Henrique Claussen, no Parque do Imbuí, interditada pela Defesa Civil Municipal após escorregamento de terra. Foto: Plantão O Diário
A situação da Henrique Claussen é considerada complexa, visto que o trecho da rua que cedeu envolve a área do condomínio afetado localizado abaixo do ponto do deslizamento, onde será necessária uma grande contenção. Diante desse cenário, não há prazo definido para a conclusão da obra.


O trajeto alternativo liga as estradas José Gomes da Cosa Júnior e Henrique Claussen, tendo como ligação a Estrada Ibiporanga, trecho que não se encontrava em boas condições e que está passando por melhorias. Foto: Plantão O Diário
O trajeto alternativo liga as estradas José Gomes da Costa Júnior e Henrique Claussen, tendo como ligação a estrada Ibiporanga, trecho que não se encontrava em boas condições e que está passando por melhorias. Este último ponto, que possui saída próxima ao Condomínio Fazenda da Paz e que era de barro, recebeu os serviços de ‘patrol’ e a aplicação de uma camada de bica corrida, garantindo melhores condições para a passagem de veículos.

O atalho passa a ser indicado para aqueles que precisam acessar as estradas Andorinha, Uirapuru e Borboleta, além de atender a região próxima a uma grande pousada do bairro.

Medidas preventivas
Desde antes da tomada de decisão pelo ‘atalho’, a prefeitura atua no local. A Defesa Civil, após avaliar a situação da área, interditou a via, devido a riscos, e colocou uma lona sobre o trecho atingido, a fim de minimizar novos deslocamentos de terra. A secretaria de Obras e Serviços Públicos, por sua vez, realizou a colocação de cordão de asfalto, que desvia a descida de águas pluviais e previne novas quedas, além da abertura de uma canaleta para o escoamento da água. A medida tem como objetivo direcionar o fluxo no sentido contrário ao deslizamento.







