Maria Eduarda Maia
Nos últimos dias, Teresópolis vem passando por uma série de mudanças no trânsito, com o objetivo de melhorar a fluidez nas vias e reorganizar o tráfego, principalmente em um dos trechos mais movimentados da cidade, o da Reta. E as mudanças não param. Novas intervenções estão sendo realizadas e, desta vez, envolvem alterações em faixas de pedestres em pontos estratégicos da cidade, principalmente ao longo da Avenida Lúcio Meira.
Em frente ao Armazém do Grão, próximo ao acesso do Jardim Europa, a faixa de pedestres foi retirada. A mudança tem como objetivo a otimização do tempo do semáforo, o que ajuda a reduzir a um acúmulo de veículos neste trecho e consequentemente a lentidão do trânsito. Já na rua lateral do mercado, no encontro da Rua Durval Fonseca e a Avenida Lúcio Meira, uma nova faixa de pedestres foi implantada. Ela fica entre o mercado e o posto de gasolina e passa a ser mais uma opção segura para a travessia na região.

Faixa realocada
A travessia daqueles que atravessavam em frente ao mercado continua garantida, mas em um novo ponto. A faixa foi realocada para próximo ao cruzamento da Rua Jornalista Délcio Monteiro com a Avenida Lúcio Meira, onde serão instaladas nos próximos dias sinalizações eletrônicas para os pedestres. De acordo com a secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, esta faixa foi remanejada para onde já existe um semáforo, reduzindo os congestionamentos.

Além desta faixa realocada, outra opção de travessia é perto da entrada da Rua Djalma Monteiro. É importante ressaltar que a orientação é que os pedestres utilizem sempre a faixa mais próxima para atravessar com segurança.

Outra faixa será retirada
Em frente ao Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, a faixa de pedestres será retirada. Uma das alternativas para os pedestres é a faixa em frente ao Centro Administrativo Municipal, prédio do antigo fórum da Várzea, que segue disponível para travessia.


Grades no canteiro central
Além das mudanças nas faixas de pedestres, outra intervenção que já pode ser percebida pela população é a instalação de grades de ferro no canteiro central da via. As estruturas foram colocadas para impedir a travessia irregular de uma pista para outra de pedestres, que atravessam fora da faixa, e de motocicletas, que insistem em desrespeitar as leis e passam pelo canteiro, colocando em risco a vida de terceiros que circulam por ali.

Essas grades estão sendo instaladas próximo da entrada da Rua Djalma Monteiro e seguirão, neste primeiro momento, até o Centro Administrativo Municipal. Segundo a secretaria responsável pela mobilidade urbana em Teresópolis, este trecho foi escolhido por causa do índice de acidentes envolvendo travessias em locais incorretos.







