O mês de fevereiro começou do melhor jeito em Teresópolis: paisagem exuberante e experiências que conectam pessoas ao interior. Neste domingo (01), o projeto Domingo na Roça promoveu mais uma vivência especial, desta vez no Sítio Kekanekadan, localizado em Prata dos Aredes, no Terceiro Distrito do município, revelando as belezas e riquezas do interior teresopolitano.
A experiência teve início ainda no trajeto até o sítio, conduzido pela guia de turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Joyce Santos, profissional credenciada pelo Cadastur. Durante o percurso, Joyce animou o grupo, apresentou curiosidades sobre a região, explicou características do interior do distrito e respondeu às dúvidas dos participantes, transformando o caminho em parte essencial da vivência.



Ao chegar ao Sítio Kekanekadan, o grupo foi recebido pelos idealizadores do espaço Gabriel Lira e Suzana Barros, e participou de um tour guiado conduzido por Gabriel, que apresentou a proposta do local, pautada na sustentabilidade, na produção orgânica e na conexão genuína com a natureza.
Um dos destaques do passeio foi a visita à estufa de produção de cogumelos, cultivados de forma 100% orgânica. Os visitantes acompanharam todas as etapas do processo — da compostagem e pasteurização à colheita — com foco no reaproveitamento de materiais orgânicos e no respeito ao meio ambiente. A experiência foi coroada com uma degustação especial de cogumelos cultivados da estufa do sítio.

O passeio também incluiu uma trilha suave até uma cachoeira de águas cristalinas, convite perfeito à contemplação, ao silêncio e a registros fotográficos inesquecíveis. E para marcar mais ainda o dia, teve o tradicional café da manhã rural, reforçando a proposta de acolhimento e valorização dos saberes do campo, em uma experiência que envolve todos os sentidos.
“O Domingo na Roça é um projeto idealizado pelo prefeito Leonardo Vasconcellos, realizado através da Secretaria Municipal de Turismo, que tem como objetivo fortalecer o turismo rural, valorizar produtores locais, incentivar práticas sustentáveis e apresentar aos moradores e visitantes as múltiplas possibilidades do interior de Teresópolis. Mais do que passeios, o projeto promove encontros, histórias e pertencimento, mostrando que o turismo também floresce onde a terra é cuidada com afeto”, destaca a secretária de Turismo, Nina Benedito.







