Maria Eduarda Maia
Para aqueles que desejam uma capacitação e qualificação, aqui está uma excelente dica. O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que tem sua sede provisória na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea), está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Simplificado de estudantes para quatro cursos gratuitos de formação profissional. Estão sendo disponibilizadas 144 vagas para Assistente Administrativo, Gestão de Projetos Ambientais, Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências Naturais e de Mediador Escolar para o primeiro semestre de 2026.
Os candidatos, com idade mínima de 16 anos, podem se inscrever, de forma presencial, na Escola Municipal Lino Oroña até o próximo dia 12 de fevereiro. As informações podem ser conferidas no link https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-qualificacao-profissional/cursos-fic
“O curso de Assistente Administrativo vai oferecer noções iniciais e mais avançadas de toda a área de administração de empresas, sendo um curso voltado principalmente para pessoas mais jovens, mas também para outras idades, sem necessidade de experiência. O curso de Gestão em Projetos Ambientais é destinado a pessoas interessadas nos projetos que existem nos parques federais, estaduais e também aqui no município de Teresópolis”, explicou o coordenador de cursos do IFRJ Teresópolis, Eliezer Pereira, em entrevista ao Diário.

Além desses cursos, Eliezer também comentou sobre os cursos mais voltados para a área da educação. “O curso de Mediador Escolar é voltado para pessoas que vão trabalhar diretamente com alunos autistas ou com algum tipo de transtorno do espectro, fazendo a ponte entre o professor e o aluno. Já o curso de Formação Inicial e Continuada para Professores é voltado tanto para professores que já estão atuando na profissão quanto para pessoas que estão cursando licenciatura ou formação normal de professores, sendo um curso mais prático”, pontuou.
Importância profissional
A Formação Inicial e Continuada é uma modalidade de cursos gratuitos oferecida pelo governo, pensada justamente para pessoas que ainda estão em dúvida sobre qual caminho seguir ou que não têm experiência. São cursos de curta duração, com carga horária de 160 horas, durando entre quatro e cinco meses, no máximo, com aulas três vezes por semana, sem exigir muito tempo do estudante.
Para o coordenador de cursos, a disponibilização de vagas gratuitas para qualificação, além de oferecer formação profissional, também são importantes ferramentas para inserção no mercado de trabalho. “Esses cursos são importantes para a comunidade de Teresópolis porque estamos inserindo novos profissionais no mercado. Antes de abrir os cursos, fazemos uma pesquisa de demanda, o que aumenta as chances de qualificação e de oportunidades futuras”, ressaltou Eliezer Pereira, destacando que a pessoa pode fazer um curso de formação inicial, gostar da área, continuar um curso técnico e, no futuro, até ingressar em cursos de graduação e pós-graduação.
Como se inscrever
As inscrições presenciais devem ser feitas na Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea), de quarta a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. O resultado final da seleção será divulgado no dia 2 de março, no link https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-qualificacao-profissional/cursos-fic . A matrícula presencial deverá ser feita no período de 3 a 10 de março, na Escola Lino Oroña. A aula inaugural será no dia 6 de março.

A classificação dos candidatos se dará por meio de três tipos de vagas: para Pessoa com Deficiência (PcD); para os que se autodeclararem negros (pretos ou pardos), indígenas ou quilombolas; e para a ampla concorrência. Para se inscrever, o candidato ao curso de Assistente Administrativo deve possuir Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano). Para as demais capacitações o candidato precisa ter o Ensino Médio Completo. Todos os cursos serão realizados na Escola Municipal Lino Oroña, sede provisória do IFRJ Teresópolis.
Documentos necessários
No ato da inscrição o candidato deverá levar cópia (preto e branca) dos seguintes documentos, bem como o original para conferência: RG e CPF (obrigatório); Comprovante de Residência (obrigatório); Autodeclaração racial ou Autodeclaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola (se for o caso); Laudo médico, para candidatos PcD. Os candidatos menores de 18 anos deverão informar os dados do responsável para se inscrever, e, caso selecionado, no ato da matrícula, deverão entregar a autorização do responsável.





