Maria Eduarda Maia
Um trânsito mais seguro está diretamente ligado às decisões conscientes tomadas pelos motoristas. Em meio ao fluxo intenso de veículos, a escolha de beber e dirigir continua sendo uma das combinações mais perigosas nas vias, sendo responsável por acidentes que muitas vezes são graves e podem deixar marcas permanentes em várias famílias. Apesar das leis rigorosas e campanhas constantes, muitos casos continuam sendo registrados por causa do álcool ao volante. Por isso, iniciativas voltadas à conscientização seguem sendo fundamentais, lembrando as pessoas que a prevenção começa muito antes da fiscalização. Com esse objetivo, Teresópolis recebeu nesta quarta (04) e quinta-feira (05), nas margens da RJ-130, em Albuquerque e Venda Nova, respectivamente, uma blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto com a equipe composta por PCDs, levando orientação para a população e mostrando o impacto que a mistura de álcool e direção pode causar e reforçando a importância de escolhas responsáveis no trânsito. As próximas ações serão realizadas ainda na RJ-130, mas em Bonsucesso, no km 28.


As abordagens fazem parte de uma parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e com o CPRV (Comando de Policiamento Rodoviário). Durante as ações, os agentes PCDs de educação da Operação Lei Seca compartilham seus relatos pessoais de seus acidentes provocados pelo álcool ao volante. Na equipe coordenada por Vitor Paradizzo, com o apoio do agente Marcelo Santos, estão os agentes PCDs Elaine Dutra, Cláudio Rômulo e Jadir Antunes. Além de compartilharem seus relatos pessoais, eles realizam testes demonstrativos de bafômetro e simulam situações comuns das Operações Lei Seca, reforçando que a iniciativa vai além da fiscalização e das penalidades, tendo como principal objetivo preservar vidas e evitar novas tragédias no trânsito.



Histórias que marcam
Em entrevista ao Diário quando a ação foi realizada na Calçada da Fama, um dos chefes da equipe da Operação Lei Seca Educação explicou como são as atividades. “Estamos com os nossos agentes PCDs, abordando as pessoas e conscientizando a população com nosso etilômetro, explicando os índices administrativos criminais, destacando essa mistura terrível de álcool e direção”, pontuou, enfatizando ainda que ações de conscientização como esta são essenciais para mostrar que a Operação Lei Seca não existe para multar e arrecadar dinheiro, mas sim para salvar vidas.






