Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis registra visitação recorde em parques naturais em 2025

PARNASO e Parque Montanhas somam mais de 300 mil visitantes e reforçam a importância da conservação ambiental aliada ao turismo sustentável

Luiz Bandeira
Marcello Medeiros

Com montanhas imponentes, trilhas e cachoeiras, Teresópolis atraiu um número histórico de visitantes em 2025. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis alcançaram recordes de público, reforçando o protagonismo da cidade no turismo de natureza e a necessidade de conciliar visitação e preservação. Levantamento divulgado pelas unidades de conservação nos últimos dias indicam também o crescimento de visitantes do exterior.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos registrou, em 2025, o recorde de 331 mil visitas, o que representa um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. O expressivo aumento da visitação evidencia o caráter democrático do Parque, que se mostra acessível a diversos públicos, como pessoas com deficiência, moradores do entorno, turistas e montanhistas. Com a sede principal no município, e atrativos para todas as famílias, Teresópolis é um dos locais mais procurados.
Ao mesmo tempo, esse crescimento gera preocupações quanto à capacidade de atendimento e à qualidade da experiência oferecida aos visitantes. Nas sedes do Parque, há limitação no número de veículos e, mesmo quando piscinas naturais e cachoeiras estão lotadas, ainda existem oportunidades de atividades mais tranquilas em contato com a natureza, distribuídas ao longo das diversas trilhas.

Pôr do sol no cume da Pedra da Tartaruga, montanha símbolo do Parque Montanhas. Foto: Marcello Medeiros / O Diário


Do total de 331 mil visitantes, 41% concentraram suas atividades entre os meses de janeiro e março, período de verão, com foco em banhos em poços, cachoeiras e atividades recreativas. No dia 28 de dezembro de 2025, o Parque registrou cerca de oito mil visitantes, majoritariamente atraídos por esses ambientes. Já nos meses de maio e agosto, considerados alta temporada do montanhismo, 18% das visitas ocorreram nos dias mais frios, com maior valorização de práticas esportivas como acampamentos, escaladas e caminhadas em trilhas. Em 18 de maio, o PARNASO recebeu 3.507 visitantes com esse perfil. Nas áreas de montanha, o número de visitantes é restrito como forma de proteger ambientes sensíveis e espécies frágeis, entre elas 28 espécies de plantas endêmicas, que existem exclusivamente no parque. Antes de planejar a visita, é fundamental estar atento aos regramentos, normas e horários de funcionamento da unidade.

Camping tem sido um dos atrativos mais procurados do Parque Montanhas de Teresópolis. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Diversidade de experiências e gestão
Segundo o Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros de Castro, a elevada visitação se explica, sobretudo, pela exuberância da paisagem e pela diversidade de experiências oferecidas. De acordo com ele, o PARNASO abriga desde trilhas de fácil acesso, inclusive adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção – como a trilha suspensa de Teresópolis – até travessias e escaladas do tipo big wall, que podem durar vários dias.
Além das atividades de montanhismo, o Parque conta com cachoeiras que variam entre áreas de acesso facilitado e trechos mais desafiadores, bem como piscinas naturais que atraem grande número de visitantes, especialmente nos dias ensolarados do verão.
Ernesto destaca que o recorde de público é uma boa notícia, por demonstrar o acesso democrático à unidade, mas também impõe desafios à gestão. A maior parte dos visitantes se concentra nas chamadas zonas de uso intensivo, próximas às portarias e áreas mais estruturadas, capazes de suportar maior fluxo de pessoas. Ainda assim, existem limites definidos, como o controle do número de veículos e de visitantes nas trilhas de montanha, onde os ambientes são mais frágeis.
Mesmo em dias de maior movimento, o chefe do Parque ressalta que há alternativas menos conhecidas e mais tranquilas, como alguns poços do rio Soberbo, entre eles o Poço do Sossego e o Poço da Capela, locais pouco visitados e ideais para banho e descanso em meio à natureza.

Mirante da Trilha Vidocq Casas, de onde se tem a melhor vista para a Pedra da Tartaruga. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Parque Montanhas de Teresópolis
Em 2025, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga, registrou 24.158 visitantes, sendo 7.365 pessoas em atividades de camping. O mês de julho foi o de maior visitação, com 3.403 visitantes. Do total registrado, 81 eram visitantes internacionais. A maioria dos visitantes veio do estado do Rio de Janeiro (23.350), seguido por São Paulo (338) e Minas Gerais (142).
Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis protege uma área de aproximadamente 4.500 hectares, sendo considerado a maior unidade de conservação municipal do Bioma Mata Atlântica. O território abriga uma imponente cadeia de montanhas, com destaque para afloramentos rochosos como a Pedra da Tartaruga, a 1.180 metros de altitude, e a Pedra do Camelo, a 1.387 metros, além de rios, nascentes e cerca de 300 espécies catalogadas entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.
Antes da criação da unidade, grande parte da região sofria com a extração de pedras. Campos abertos, ruídos de talhadeiras e até explosões faziam parte do cenário, indicando que, sem a implantação do PNMMT, a montanha símbolo da região poderia ter sido completamente descaracterizada, com a possível formação de um novo bairro entre Salaco e Córrego dos Príncipes. Outro destaque é a sede Santa Rita, no Segundo Distrito, que conta com atrativos para toda a família – como um labirinto natural e uma torre para observação de aves.

Piscina natural na parte baixa da sede Teresópolis do PARNASO é muito procurada no Verão. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 07/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como vai funcionar o cartão para compra de material e uniforme escolar em Teresópolis

Teresópolis registra visitação recorde em parques naturais em 2025

Especialista em segurança de Teresópolis lança livro sobre legítima defesa

Confira a programação do “Carnaval da Gente 2026” em Teresópolis

Laudo da PF descarta necessidade de hospitalização para Bolsonaro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE