Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros de Teresópolis participam de resgate de cão ilhado em cachoeira após forte chuva

Grupo de Operações Especiais, do CBMERJ, realizou operação complexa e emocionou o país

Maria Eduarda Maia

Nem todos os heróis usam capa. Alguns usam farda e arriscam suas próprias vidas para salvar o próximo. Desta vez, o resgatado foi um cão indefeso, ilhado em meio à força da água e cercado pela correnteza e pela incerteza do que aconteceria nas próximas horas, à espera de socorro na Cascata do Itamaraty, localizada no bairro de mesmo nome, em Petrópolis. Foi nesse cenário de tensão e risco, sob forte chuva, que comoveu não só os moradores do munícipio serrano, mas sim diversas pessoas que assistiram os vídeos nas redes sociais, que a coragem e o preparo dos bombeiros entram em ação. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), o Grupo de Operações Especiais (GOESP), unidade de elite do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que é focada em ocorrências de altíssima complexidade, foi acionada no início da noite, por volta das 18h30, para atuarem na ocorrência. O grupamento, que é composto por bombeiros especializados, tinha entre seus integrantes representantes de Teresópolis – os Subtenentes Fragoso e Fidelis, lotados no 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), treinados para atuarem em ocorrências de desastres naturais, desabamentos, incêndios florestais e missões de busca e salvamento.

O grupamento tinha entre seus integrantes representantes de Teresópolis. Os subtenentes Fidelis e Fragoso, lotados no 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), são treinados para atuarem em ocorrências de desastres naturais, desabamentos, incêndios florestais e missões de busca e salvamento. Foto: CBMERJ

Sobre a operação
A operação complexa exigiu estratégia, precisão e técnica dos militares, sendo utilizadas métodos de ancoragem, de progressão em correnteza com uso de cordas, escadas e outros equipamentos específicos para atuação em ambiente natural com terreno irregular e risco elevado. Cada movimento precisava ser calculado para garantir a segurança da equipe e do animal, que, segundo o Corpo de Bombeiros, é macho, com dificuldades de visão e surdo.
Após cerca de uma hora de trabalho intenso, o cão foi finalmente alcançado pelos bombeiros. O animal foi entregue sem ferimentos e conduzido em segurança até a margem, diante da sensação de satisfação das equipes pela conclusão da missão e de alívio de sua tutora por receber seu cãozinho salvo. “A atuação reforça o preparo da corporação para intervenções em ambientes naturais com forte correnteza e terreno irregular, garantindo a segurança da população e também dos animais em situação de risco”, pontuou a corporação em suas redes sociais.

Um cão indefeso ficou ilhado em meio à força da água da Cachoeira do Itamaraty e cercado pela correnteza e pela incerteza do que aconteceria nas próximas horas. Foto: CBMERJ

Grupo de Operações Especiais
O Grupo de Operações Especiais (GOESP), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, é uma unidade de elite formada por bombeiros altamente especializados para atuar em ocorrências extraordinárias, complexas e de alto risco, como desastres naturais, desabamentos, incêndios florestais e resgates técnicos. Integrado ao Comando-Geral e com estrutura própria, o grupo seleciona voluntários por meio de rigorosos testes físicos e técnicos, reunindo militares capacitados em salvamento em altura, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar.
Com atuação dinâmica e resposta rápida em todo o estado do Rio de Janeiro – inclusive em apoio a missões interestaduais e internacionais – o GOESP é acionado em cenários críticos, operando com agilidade quando a resposta convencional é insuficiente e sendo um marco de modernização e fortalecimento da segurança na corporação.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 21/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura propõe novas regras para os trenzinhos em Teresópolis

Radares na BR-116: motoristas usam ‘atalho’ e colocam vidas em risco

Parque Nacional confirma Abertura da Temporada de Montanhismo 2026

Bombeiros de Teresópolis participam de resgate de cão ilhado em cachoeira após forte chuva

Oficina terceirizada fica responsável pela manutenção da frota da prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE