Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospitais devem começar a fazer testes PCR na próxima semana

Prefeitura explica tipo de atendimento que é realizado na Central 24h, no Ginásio Pedrão

Há cerca de 10 dias, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV vem tentando, com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mais informações sobre os procedimentos realizados no Centro 24h montado no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara para o atendimento aos casos suspeitos do novo coronavírus. Porém, as demandas não foram respondidas. Nesta quinta-feira (30), através de redes sociais, o governo municipal divulgou alguns dados sobre o serviço, que desde a montagem do espaço vem sendo questionado por boa parte dos teresopolitanos. De acordo com a publicação, a unidade que funciona há cerca de um mês e meio no Pedrão nunca teve o objetivo de realizar testes rápidos nos pacientes. “Trata-se de um centro de atendimento, com equipes médica e de enfermagem de plantão que fazem avaliação clínica dos pacientes com sintomas de contágio pelo novo coronavírus”, informa a PMT.
Também de acordo com os banners divulgados via redes sociais, o município segue o protocolo do Ministério da Saúde, onde são testados apenas os pacientes com sintomas graves, pessoas que tiveram contato com pacientes com a Covid-19 e profissionais de saúde com sintomas do novo coronavírus. “O paciente será tratado de acordo com seus sintomas e evolução conforme protocolo e nota técnica do Ministério da Saúde, independentemente do resultado positivo ou negativo para Covid-19”, destaca ainda a publicação.
Sobre a falta de testes rápidos, o Gabinete de Crise da Prefeitura diz que foi feita a dispensa de licitação para aquisição de testes rápidos e quatro empresas se apresentaram. Porém, uma delas foi desqualificada por não ter o certificado da Anvisa e não atender critérios técnicos essenciais. As outras não garantiram a entrega do produto. “Com isso, o município mudou a estratégia e está contratando o teste PCR (Proteína C Reativa), que é mais completo e seguro, junto aos hospitais, por meio do POA (Plano Operativo Anual)”, destaca o governo municipal. Questionada pela reportagem do jornal O Diário e Diário TV no final da tarde de ontem, a prefeitura informou que a previsão é de que os testes comecem a ser realizados nos hospitais na próxima semana.

População confusa
Nos poucos comentários feitos nas publicações da PMT sobre o tema, a maioria dos internautas questionou os temas. “Pergunta, qual o procedimento que estão adotando no caso de pessoas que chegam com os sintomas? São encaminhadas para os hospitais? Para o Upa? E a partir daí são feito testes? É feito também um trabalho para identificar com quem e quantas pessoas essa pessoa que pode estar contaminada teve contato? Essas pessoas também tem o direito de fazer o exame? Desde já agradeço” disse Renata Nascimento. “Não acredito nessas postagens, conheço funcionário da saúde que estava suspeito foi orientado a ficar em casa e não fizeram teste nenhum”, publicou Gessica Santos. “Muito vantajoso, mas não sabemos para quem. O PCR já seria feito uma vez com o paciente internado… Ficou confuso… Explica novamente, por favor?”,  enfatizou  Miriam Lopes. 

Profissionais infectados
Ausência sentida em todas as “lives” do prefeito Vinicius Claussen sobre o combate ao novo coronavírus em Teresópolis, o secretário municipal de Saúde, Antonio Henrique, participou de videoconferência realizada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira. Para evitar aglomerações, o Legislativo local tem realizado sessões virtuais. O responsável pela pasta que combate diretamente a Covid-19 respondeu a todos os questionamentos feitos pelos edis, entre eles a dúvida sobre o número de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus. Já são 14 afastados por conta da contaminação, não sendo informados desses quantos são médicos, enfermeiros e outros profissionais. Na “live” da última segunda-feira, aliás, o prefeito informou que os hospitais do município estão tendo dificuldades para manter e ampliar os quadros de funcionários. Na mesma aparição virtual, o vice, Dr. Ari, inclusive convidou profissionais da área que queiram atuar no combate à propagação do vírus.
Na sessão da Câmara, Antonio Henrique informou ainda que atualmente o município possui 16 leitos com respiradores para a Covid-19, com possibilidade de utilização de mais três que estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No total, o município possui 42 leitos contratualizados com os hospitais, sendo que 27 já estão ocupados, sendo sete por pacientes com a confirmação para a doença e outros 20 aguardando resultado de exames encaminhados para o Lacen, no Rio de Janeiro. Dos que estão em unidades hospitalares, seis têm situação grave.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

30º Batalhão de Polícia Militar tem novo comando

Diário TV entrevista André Português, prefeito de Miguel Pereira

PM flagra adolescente vendendo crack em São Pedro

Último dia para regularizar a situação eleitoral

Com Romário, America inicia preparação na Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE