Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fontes Judith, Amélia e outras cinco nascentes impróprias para consumo

 A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado nesta quinta-feira (26), em 12 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, Judith, Granja Guarani, Sete Tanques, Fonte Santa, Taumaturgo e Tijuca estão impróprias para consumo.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
 

RESULTADO DO EXAME MICROBIOLÓGICO DAS ÁGUAS DAS FONTES

NASCENTES IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO
FONTE TIJUCA – Tijuca
FONTE JUDITH – Alto
FONTE TAUMATURGO – Taumaturgo
FONTE AMÉLIA – Alto
FONTE GRANJA GUARANI – Granja Guarani
FONTE FONTE SANTA – Fonte Santa
FONTE SETE TANQUES – Rosário

NASCENTES LIBERADAS PARA CONSUMO
FONTE PERPÉTUO – Perpétuo
FONTE BRAHMA – Tenente L. Meirelles
FONTE SANTA ÂNGUELA – Vale do Paraíso
FONTE SÃO SEBASTIÃO – Pimenteiras

Teresópolis 27/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alerta para ventos moderados a fortes em Teresópolis

Fontes Judith, Amélia e outras cinco nascentes impróprias para consumo

30º BPM realiza Café Comunitário no Parque do Imbuí

Teresópolis na espetacular Cordilheira Branca, no Peru

Prefeitura faz nova convocação de professores para a Rede Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE