Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Coronavírus: 14 profissionais da saúde infectados em Teresópolis

Ouvido pela Câmara, secretário da pasta fala sobre situação da categoria, falta de testes rápidos e preocupação com o aumento do número de casos

Ausência sentida em todas as “lives” do prefeito Vinicius Claussen sobre o combate ao novo coronavírus em Teresópolis, o secretário municipal de Saúde, Antonio Henrique, participou de videoconferência realizada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira. Para evitar aglomerações, o Legislativo local tem realizado sessões virtuais. O responsável pela pasta que combate diretamente a Covid-19 respondeu a todos os questionamentos feitos pelos edis, entre eles a dúvida sobre o número de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus. Já são 14 afastados por conta da contaminação, não sendo informados desses quantos são médicos, enfermeiros e outros profissionais. Na “live” da última segunda-feira, aliás, o prefeito informou que os hospitais do município estão tendo dificuldades para manter e ampliar os quadros de funcionários. Na mesma aparição virtual, o vice, Dr. Ari, inclusive convidou profissionais da área que queiram atuar no combate à propagação do vírus.
Na sessão da Câmara, Antonio Henrique informou ainda que atualmente o município possui 16 leitos com respiradores para a Covid-19, com possibilidade de utilização de mais três que estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No total, o município possui 42 leitos contratualizados com os hospitais, sendo que 27 já estão ocupados, sendo sete por pacientes com a confirmação para a doença e outros 20 aguardando resultado de exames encaminhados para o Lacen, no Rio de Janeiro. Dos que estão em unidades hospitalares, seis têm situação grave.
O vereador Maurício Lopes cobrou uma visita da Comissão de Saúde da Câmara às obras realizadas no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO) para ampliar o número de leitos para pacientes com a Covid-19, recebendo como resposta que seria verificado com a direção da unidade. Antonio Henrique demonstrou preocupação com o aumento do número de casos no município, visto que 230 pacientes apresentaram suspeitas, fizeram o exame e aguardam a resposta do laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde no estado do Rio, o Lacen.

Testes rápidos
O secretário também falou sobre a expectativa de realização de testes rápidos no município. Atualmente, o Centro 24h, montado no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão, só encaminha para análise os pacientes em situação graves. Em 27 de março, o prefeito Vinicius Claussen publicou em sua página na rede social Facebook a informação que “havia autorizado a compra” de tal tipo de exame, o que nunca aconteceu. Segundo o próprio, na “live” de segunda-feira, onde tirou boa parte do tempo para atacar desafetos, falando inclusive da quantidade de processos que já abriu contra tais pessoas na Justiça, quatro empresas se apresentaram para fornecer os testes rápidos, mas não se chegou a um acordo. “A empresa número um não tinha certificado da Anvisa, sendo desqualificada para atender. Na segunda empresa que fizemos encomenda, não tinha previsão entrega, feito para terceira e quarta empresa a mesma coisa, nenhuma das empresas que se interessou m fornecer ao município garantiu o fornecimento”, disse Vinicius, informando ainda que está tentando contratar tais exames junto aos hospitais locais. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereadores querem ver a lista dos imóveis que a Prefeitura comprou

MPRJ e PCERJ realizam ação contra a venda de produtos falsificados em Teresópolis

Estudante de Teresópolis está no Parlamento Juvenil, da Alerj

CBMERJ ganha reforço na busca por vítimas de desabamentos e soterramentos

Homem é detido após almoçar e tentar sair sem pagar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE