Luiz Bandeira
Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo, a Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade e Ordem Pública de Teresópolis vem implementando uma série de intervenções nas principais vias da cidade. Um dos focos centrais dessa reorganização é o transporte por aplicativos, modalidade que tem gerado debates entre motoristas e agentes de fiscalização devido à escassez de vagas exclusivas e ao aumento das notificações por paradas irregulares – em especial na área onde deveria ficar livre o fluxo dos ônibus. Em entrevista ao Diário, o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Gil Wellington, explicou que a prefeitura já disponibiliza pontos autorizados em locais como a Rua Duque de Caxias e a Avenida Delfim Moreira. Segundo o comandante, as áreas bancárias também possuem sinalização que permite o embarque e desembarque. No entanto, ele reforça que a busca por agilidade não justifica infrações.
O Comandante foi enfático ao abordar as reclamações de motoristas multados, especialmente em vias movimentadas como a Rua Carmela Dutra. “Temos observado muitos motoristas de aplicativo parando no meio do trânsito para fazer o desembarque. Você para o trânsito todo e isso, no Código de Trânsito, é proibido. Não tem o que fazer: vai ser notificado”, afirmou Gil Wellington.

Fila dupla não é opção
A orientação da GCM é que os condutores busquem vagas do sistema rotativo para paradas rápidas, caso os pontos exclusivos estejam distantes. O comandante destacou que o objetivo é combater a cultura da fila dupla. “Muitas vezes o motorista quer ganhar tempo e para em fila dupla ou cruzamentos, o que é perigoso até para o passageiro. Determinei às nossas equipes que identifiquem e gravem essas situações. Não adianta reclamar se está fazendo algo irregular”, pontuou.
Modernização e novos Pontos
A Secretaria de Segurança está finalizando um estudo para a criação de novos pontos de embarque e desembarque nas avenidas Delfim Moreira e Lúcio Meira. A ideia é espelhar modelos de sucesso de cidades como Rio de Janeiro e Niterói, enviando as coordenadas diretamente para as plataformas (Uber e 99).
Uma das novidades anunciadas é a futura liberação dos corredores exclusivos para ônibus, também para motoristas de aplicativo, desde que o veículo tenha placa de Teresópolis e o condutor possua a observação de atividade remunerada (EAR) na carteira. “O objetivo é que o corredor esteja livre para o transporte coletivo, mas o motorista de aplicativo da cidade, que está dentro das normas, será autorizado a circular por ele, sem parar nos pontos de ônibus. As câmeras vão monitorar: se não for carro da cidade, será notificado”, explicou o comandante.

Responsabilidade do passageiro
O ordenamento também depende da colaboração de quem utiliza o serviço. O comandante ressaltou que o passageiro deve buscar locais seguros para solicitar a viagem, evitando pedir paradas em esquinas ou locais que interrompam o fluxo. “Muitas vezes o motorista não para só para desembarcar, ele para no meio da rua para esperar o cliente entrar. Isso não é mobilidade”, criticou Gil Wellington. Ele concluiu afirmando que o monitoramento por câmeras será intensificado para coibir essas práticas: “Para quem trabalha correto, vamos divulgar os pontos para um trabalho mais confortável. Para quem continua parando em qualquer lugar, a notificação vai aumentar”.
Licitação para ampliar monitoramento
A Prefeitura de Teresópolis deu início ao processo licitatório para a aquisição de câmeras de alta tecnologia do tipo Speed Dome (PTZ). O objetivo é implantar e ampliar o sistema de videomonitoramento nos corredores exclusivos de ônibus do Centro. Com o novo cercamento eletrônico, a Guarda Civil Municipal pretende intensificar a fiscalização e coibir o uso indevido dessas faixas por veículos particulares, garantindo a fluidez do transporte coletivo. As empresas interessadas devem apresentar suas propostas no dia 20 de março, das 10h às 16h, por meio do Portal de Compras do Governo Federal (www.gov.br/compras). O edital completo está disponível no site licitacao.teresopolis.rj.gov.br. Informações adicionais podem ser obtidas no Departamento de Suprimentos e Licitações, na sede da Prefeitura, ou pelo telefone (21) 2742-3352 (ramal 251).






