A Câmara Municipal de Teresópolis foi palco, na manhã desta terça-feira (24), de uma mobilização promovida pelo CREFITO-2 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região), que reuniu fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em frente ao prédio da Casa Legislativa. A ação integrou um movimento simultâneo realizado em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como principais bandeiras a aprovação do piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, ainda em tramitação no Congresso Nacional, e o reconhecimento da importância dessas categorias para a saúde pública brasileira. O movimento integra uma campanha nacional que tem mobilizado conselhos regionais de fisioterapia em todo o país, com atos realizados em câmaras municipais, assembleias legislativas e junto ao Legislativo federal.
Em Teresópolis, a mobilização contou com a presença de Felipe Santa Rita, representante local do CREFITO, e de sua esposa Alessandra, que acompanharam a sessão ordinária da Câmara Municipal. O vereador Hygor Faraco, ele próprio fisioterapeuta, foi o porta-voz da demanda dentro do plenário. Ao usar a tribuna, o parlamentar explicou o significado do movimento e fez um apelo formal à Mesa Diretora: “Eu gostaria de solicitar, se for possível, através da mesa diretora, um apoio desta instituição, formal e documentado, para que a gente encampe junto com a categoria e consiga, lá no Senado Federal e na Câmara Federal, a aprovação da valorização desses profissionais.”

Hygor Faraco destacou a relevância da fisioterapia e da terapia ocupacional na vida dos pacientes: “A gente sabe a importância de cada fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na vida dos pacientes que tratamos”. O presidente Luciano Santos acolheu o pedido de Hygor Faraco e determinou que a assessoria da Mesa Diretora, ao final da sessão, articulasse junto à Comissão de Esporte e Saúde a elaboração de documento oficial de apoio ao movimento. “A gente vai estar pronto para atender a vossa excelência”, afirmou o presidente.
Contexto nacional
A luta pelo piso salarial nacional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é pauta histórica dos conselhos regionais de fisioterapia em todo o Brasil. O CREFITO-2, responsável pela jurisdição do Estado do Rio de Janeiro, tem atuado em parceria com o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) para sensibilizar parlamentares federais sobre a importância da regulamentação. A estratégia de levar a mobilização às câmaras municipais busca ampliar o coro de apoio institucional — com documentos e ofícios dos legislativos municipais — para fortalecer a pressão junto ao Senado Federal, onde a aprovação definitiva da matéria ainda aguarda deliberação. A presença dos profissionais em Teresópolis reforça o caráter descentralizado e abrangente do movimento, que busca demonstrar a força da categoria em todo o território fluminense e garantir que a valorização da fisioterapia e da terapia ocupacional seja tratada como prioridade pelo Congresso Nacional.









