Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

STF: maioria vota contra aval de sindicatos para suspensão de contrato

Julgamento continua para a tomada de voto do presidente, Dias Toffoli

André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) que acordos individuais entre empresas e empregados para redução de jornada e salários não precisam do aval de sindicatos. Até o momento, seis ministros se manifestaram pelo entendimento. O julgamento continua para a tomada de voto do presidente, Dias Toffoli.

Com os votos proferidos, a Corte está derrubando a liminar do ministro Ricardo Lewandowski, proferida no dia 6 de abril, para garantir que os sindicatos não podem ser excluídos das negociações individuais e devem ser comunicados em até dez dias para analisarem os acordos. O ministro atendeu pedido da Rede Sustentabilidade para considerar ilegal parte da interpretação jurídica da medida provisória (MP) e assegurar a participação das entidades.

Os acordos estão previstos na Medida Provisória 936/2020, editada para preservar o vínculo empregatício e permitir acesso a benefícios durante os efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia.

Segundo o Ministério da Economia, cerca de 2,5 milhão de acordos individuais entre empresas e empregados para redução de jornada e salários já foram registrados após a edição da MP.

Tags

Compartilhe:

Edição 14/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Grande número de acidentes com motos gera desafios na reabilitação

Teresópolis receberá sete academias populares do Ministério do Esporte

Le Canton anuncia programação especial com festas, shows e espetáculos em maio

Identificada a vítima fatal de acidente na rodovia BR-116

delegacia

Homem é conduzido à DP depois de vender moto furtada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE