Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Casa da Memória abre exposição sobre a diversidade cultural de Teresópolis

“A diferença faz o povo” integra a 24ª Semana Nacional de Museus e destaca as origens e a formação multicultural da cidade

Juliana Ludwig

Foi realizada na noite desta terça-feira (19) a abertura da exposição “A diferença faz o povo”, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, em Teresópolis. A mostra marca a participação do município na 24ª edição da Semana Nacional de Museus e reúne informações, pesquisas e elementos que valorizam a diversidade cultural e a formação histórica da cidade. A programação gratuita contou com apresentações culturais, entre elas a “Intervenção Corporal”, com o professor e coreógrafo Júlio Rocha; a esquete teatral “Uma terra de luz e de todos nós!”, com participação de Drica Prado e Bruno Guedert; além da apresentação “Mira Ira – Homenagem aos Povos Originários”, com Sandra Saan e Márcia Vinchon.

A Diário TV acompanhou a abertura da exposição e conversou com representantes da cultura e visitantes presentes no evento.

O secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, destacou a importância da exposição e convidou a população para visitar o espaço. “A exposição está aberta ao público durante toda a Semana Nacional de Museus e seguirá em cartaz até o mês que vem. No início de julho, teremos uma nova exposição nesta sala, que é um dos espaços expositivos da Casa da Memória Arthur Dalmasso”, afirmou.

A mostra marca a participação do município na 24ª edição da Semana Nacional de Museus e reúne informações, pesquisas e elementos que valorizam a diversidade cultural e a formação histórica da cidade. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Itens inéditos
O diretor da Casa da Memória, Rafael Corrêa, destacou que a exposição apresenta itens inéditos e informações sobre povos menos conhecidos da história local, incluindo cartografias relacionadas ao período indígena em Teresópolis. “Teresópolis é multicultural, e precisamos valorizar isso, mostrar que essa diversidade formou um povo único na nossa cidade”, afirmou. A diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch, Sandra Saan, também participou da programação cultural e destacou a emoção de conhecer ainda mais sobre a formação histórica do município. “Fiquei muito emocionada ao descobrir, através da exposição, que temos uma cidade multicultural, formada por 17 povos diferentes”, disse.

O diretor da Casa da Memória, Rafael Corrêa, e a diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch, Sandra Saan, participaram do evento e destacaram o fato de Teresópolis ser uma cidade multicultural. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e mobiliza instituições culturais de todo o país em ações de valorização do patrimônio histórico e cultural.

Visitantes
A visitante Regina Furtado, do Sobrado José Francisco Lippi, esteve na exposição junto com seu marido, José Luis, elogiou o conteúdo apresentado na mostra. “A exposição está muito bem elaborada e muito bem escrita. Isso é importante para que os visitantes conheçam mais sobre a história da cidade e ampliem o respeito pela memória e pelo museu”, comentou. A voluntária da Casa de Cultura, Márcia Vinchon, ressaltou o trabalho desenvolvido em torno da valorização das raízes culturais de Teresópolis. Segundo ela, a exposição reforça a importância da diversidade dos povos que contribuíram para a formação da cidade.

A visitante Regina Furtado, do Sobrado José Francisco Lippi, esteve na exposição junto com seu marido, José Luis, elogiou o conteúdo apresentado na mostra. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
A voluntária da Casa de Cultura, Márcia Vinchon, ressaltou o trabalho desenvolvido em torno da valorização das raízes culturais de Teresópolis. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

SERVIÇO
Exposição ‘A diferença faz o povo’ – 24ª Semana Nacional de Museus
Funcionamento: aberto todos os dias das 10h às 17h
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso
(Praça Baltasar da Silveira, 91, Várzea).
Entrada gratuita. Classificação Livre.

Foi realizada na noite desta terça-feira (19) a abertura da exposição “A diferença faz o povo”, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, em Teresópolis. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
Teresópolis 20/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Casa da Memória abre exposição sobre a diversidade cultural de Teresópolis

Maiores volumes de chuva registrados na Coréia, Três Córregos e Alto

Polícia trabalha para identificar bando que usou carro para arrombar lojas em Teresópolis

Lei de zoneamento: prefeitura realiza mudanças em cinco ruas de Teresópolis

Maio Amarelo leva experiência interativa e ações educativas à Praça Olímpica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE