Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Caso de coronavírus confirmado em Guapimirim

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quarta-feira (18/03), 63 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quarta-feira (18/03), 63 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (55), Niterói (6), Barra Mansa (1) e Guapimirim (1).

De acordo com o secretário de Saúde de Guapimirim Roberto Petto, o caso que foi divulgado pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira, como sendo de Guapimirim não seria do município. "Guapimirim tem dois casos suspeitos e ainda não temos o resultado" disse.
 
Site do governo do Estado divulga caso confirmado em Guapimirim
 
Plano de contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

Os níveis
– Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
– Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
– Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.
– Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
– Utilizar álcool em gel nas mãos

Plano de contingência
Saiba mais sobre o plano de contingência da SES no link https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2020/03/secretaria-de-estado-de-saude-atualiza-plano-de-contingencia-do-novo-coronavirus.

Dúvidas
Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br e www.coronavirusrj.com.br.

 

– Atualizado as 19:01 para incluir a fala do secretário de saúde de Guapimirim

 

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE