Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Nascentes devem ser evitadas até nova análise da secretaria municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado nesta quarta-feira (27), em 12 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia, Brahma, Taumaturgo e Tijuca estão impróprias para consumo e devem ser evitadas até nova coleta e análise.
Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

FONTES IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO
Fonte Amélia – Alto
Fonte Tijuca – Tijuca
Fonte Brahma – Tenente L. Meirelles
Fonte Taumaturgo – Taumaturgo

FONTES PRÓPRIAS PARA CONSUMO
Fonte Perpétuo – Perpétuo
Fonte 7 Tanques – Rosário
Fonte Judith – Alto
Fonte Granja Guarani – Granja Guarani
Fonte Santa Ângela – Vale do Paraíso
Fonte Fonte Santa – Fonte Santa
Fonte São Sebastião – Pimenteiras
Fonte Saúde – Tijuca

Teresópolis 13/10/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Débito automático e DDA: os direitos do consumidor e as alternativas de pagamento

Festa de Santa Teresa continua até 18 de outubro na Praça da Matriz, em Teresópolis

Nova sede do Corrente do Bem e do Lacre Solidário começa a receber atendimentos

Medida provisória quer coibir excesso de chamadas e golpes telefônicos

Governo cria programa nacional para bloquear celulares em presídios

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE