Maria Eduarda Maia
A ciclofaixa no trecho em mão dupla entre a Tenente Luiz Meirelles e o Parque Regadas, na pista sentido Vale do Paraíso, entrou na última etapa de sinalização. O espaço, que é utilizado ciclistas e ainda permitido a caminhantes e corredores, recebe agora os últimos elementos para orientar e reforçar a segurança de quem circula pelo local. Entre as intervenções estão a instalação de tachões na cor amarela, com sistema refletivo, que fazem a separação entre a pista e a passagem destinada aos usuários da ciclofaixa. Os obstáculos estão posicionados sobre a marcação branca e instalados com pouca distância entre eles, sendo um dispositivo permitido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A etapa também inclui a pintura e a sinalização indicando o sentido de circulação das bicicletas. A medida é importante no trecho em que os ciclistas mão, visto que parte do fluxo ocorre no sentido contrário ao dos veículos.

Outro ponto de atenção é a sinalização de parada nos locais de travessia de pedestres. A medida é importante porque os pedestres ainda estão se adaptando à circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos, uma vez que o trecho passou a permitir a circulação de ciclistas nos dois sentidos. Um exemplo dessa necessidade ocorreu recentemente, quando um pedestre e um ciclista se envolveram em um acidente no local. A bicicleta seguia no sentido contrário ao dos veículos, mas dentro da mão de circulação permitida pela ciclofaixa. A nova sinalização busca justamente reforçar a atenção nos pontos de travessia e evitar conflitos entre ciclistas e pedestres.

Usuário aprova mudanças, mas pede atenção
Nossa equipe também conversou com um usuário da ciclofaixa, João Melo da Silva, que utiliza o espaço há seis anos. Para ele, as mudanças foram positivas, mas é necessário que os usuários mantenham atenção durante a circulação. “Para mim, realmente não tem problema. Realmente achei um trabalho bem feito. Mas a pessoa tem que ter muito cuidado e atenção. Por exemplo, o pessoal da reciclagem, que usa carrinhos grandes, acaba ficando perigoso. Então, tem que ficar atento porque, a qualquer momento, pode causar um acidente. Agora, sobre a faixa, ficou boa, tranquila. Para mim, está aprovado, mas tem que ter cautela”, pontuou.

Câmeras devem monitorar invasões
A sinalização faz parte das mudanças realizadas no trecho, que vêm sendo acompanhadas pelo Diário desde o início das intervenções. Na época, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Sérgio Mauro, já havia explicado como seria a área e quais medidas seriam adotadas, informando também a utilização de tecnologia para tentar evitar com que motoqueiros e motoristas invadam a área de ciclistas. “Vamos colocar também câmeras para monitorar possíveis invasões, que é uma grande reclamação dos usuários da faixa, a questão de motoqueiros que utilizam essa faixa para fugir do trânsito. Então, tudo isso estamos fazendo dentro do planejamento.”, contou.




