Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto itinerante de incentivo à leitura em Teresópolis

Carreta do Instituto Vida para Todos fica na Praça Olímpica até o próximo dia 22

Nesta quarta-feira (8), a Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea, recebeu a carreta Expolivro, um projeto de incentivo à leitura realizado pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) em parceria com a Associação das Igrejas da Obra Regional da Região 9. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Turismo. A “Expolivro- Paixão pela leitura” busca incentivar a paixão pelos livros em qualquer idade, é projeto de caráter cultural, social e educacional para estimular o hábito da leitura saudável. Com 14 metros de comprimento, a carreta é uma grande biblioteca e livraria, com cerca de cinco mil títulos. Oferece acomodação para até 70 pessoas em seu interior com telão, ar condicionado e cadeiras.  Além do acervo literário, a iniciativa promove ações sociais e culturais como teatro, contação de histórias e palestras.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento cultural, social e educativo das pessoas. O projeto é itinerante e passa por várias cidades do Brasil desde 1991 e tem sua primeira presença no Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis. O idealizador do projeto, Pedro Dong participou da inauguração do projeto e relatou a O Diário importância desse trabalho. “Esse é um projeto da editora Árvore da Vida que publica vários livros para o público cristão infanto-juvenil. Em 1992 percebemos a necessidade de incentivar a leitura de cidade em cidade e também de aplicar alguns programas culturais e sociais e principalmente despertar nos jovens a paixão pela leitura”, relata.
Segundo Pedro, inicialmente o projeto foi baseado em seis ônibus adaptados que ofereciam serviços de livraria, biblioteca, teatro e exposições. Esses veículos percorreram todo o Brasil e chegaram a alguns países da América do sul. Apesar de todo o sucesso, os veículos envelheceram e havia a necessidade de reforma ou troca o que demandou um investimento inviável à época e o projeto foi abandonado temporariamente. Em 2019 o “Expolivro” foi retomado em uma Carreta especialmente idealizada, o que possibilitou a ampliação do espaço para comportar um pequeno anfiteatro com capacidade para até 50 pessoas e uma exposição de livros. A carreta já passou pelo interior de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e agora estaciona em Teresópolis, primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a receber o projeto.  

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

De cada cinco acidentes de trânsito, quatro envolvem motos em Teresópolis

Perícia vai indicar velocidade da moto que matou comerciante em Teresópolis

Estacionamento irregular trava ônibus e afeta rotina de passageiros em Teresópolis

Ladrões levam 30 segundos para arrombar e furtar farmácia em Teresópolis

IFRJ realiza aula inaugural em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE