Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dona de cavalos de raça é autuada por maus tratos

Nove animais desnutridos foram encontrados em sítio Segundo Distrito

Numa ação realizada nesta terça-feira (07), equipe da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e veterinário da Secretaria de Agricultura encontraram nove cavalos desnutridos, dos quais seis são da raça Quarto de Milha, em um sítio na localidade de Cruzeiro, no Segundo Distrito de Teresópolis. Também segundo informado pela prefeitura, os “animais eram mantidos em situação precária, sem receber água ou comida”. A criadora foi autuada e a equipe lavrou um termo de fiel depositário, determinando várias ações para a recuperação dos cavalos.
“Recebemos a denúncia e fomos ao local, onde constatamos a situação degradante da criação inadequada e em local impróprio. Foi lavrado um termo de fiel depositante, com diversas exigências que a proprietária deve cumprir para a recuperação da saúde dos cavalos. Caso algum deles venha a óbito, a criadora poderá ser responsabilizada criminalmente”, explicou Jackson Muci, coordenador da COPBEA. Ele ressalta que a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente vai acompanhar a situação para constatar o cumprimento das exigências.

Cadela resgatada
Em outra ação, atendendo a pedido de ajuda feito por moradores vizinhos, equipes da COPBEA/Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Zoonoses/Secretaria de Saúde resgataram uma cadela abandonada há vários dias em uma quadra, perto do ponto final do ônibus do bairro Pimentel. “Sem comida, nem água, a cadela sem raça definida foi medicada e encaminhada para tratamento no Centro de Triagem Animal, no Fischer. Assim que estiver recuperada, ela será colocada para adoção”, relatou Jackson Muci.

Denúncias
A população pode fazer denúncias de maus-tratos e de abandono de animais peloss telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura (162 e/ou 2742-5074) ou pelo aplicativo e-Ouve. Sobre cavalos e outros animais de grande porte perambulando em via pública, o contato pode ser feito diretamente com a Guarda Civil Municipal (3642-8299).

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 24/06/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Águas em Teresópolis: “Estão aproveitando só para fazer politicagem”, diz Rangel

Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3×0 sobre a Escócia

Padrão Águias treina equipes para atuação em grandes deslizamentos

Teresópolis 135 anos: SME organiza desfile de aniversário do município

‘Cãopanheiros’: TEIAA inicia ação de cinoterapia

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE