Teresópolis é a primeira cidade do país a receber o Projeto ‘Gol do Brasil’ da CBF Social. A parceria entre Prefeitura e CBF garante aulas gratuitas de futebol de campo para 50 crianças, de 8 a 12 anos, da rede municipal de ensino e também as inscritas no Cadastro Único de programas sociais. O lançamento aconteceu no último domingo, 15, no Várzea Futebol Clube, na Ermitage. O deputado federal Hugo Leal articulou a vinda do projeto para Teresópolis. “Conversamos com o secretário geral, Walter Feldman. Mais do que justo o projeto começar por Teresópolis, cidade que projeta e é projetada pela CBF. Eu digo que é só o início. Nós queremos que a CBF participe ainda mais”, ressaltou Hugo Leal. “Mais do que um projeto de esporte, é um projeto de educação e de cidadania, que vai trazer valores para essas crianças. Isso é transformador, pois a Educação transforma a vida das pessoas. Os professores são profissionais de excelência. Nossa galera de Teresópolis promete no CBF Social”, comemorou o Prefeito Vinicius Claussen.
As aulas gratuitas da escolinha de futebol de campo começam em janeiro. “O início está marcado para 14 de janeiro. Teremos 25 crianças pela manhã e 25 à tarde. O evento deste sábado reuniu todos os alunos e professores. É só alegria, 2020 promete muito esporte”, vibrou a subsecretária de Esportes e Lazer, Erika Marra.
O projeto da CBF é considerado uma importante conquista para o município. “Agradeço o empenho do Prefeito pela implantação do projeto em Teresópolis, onde a CBF tem o seu centro de treinamento. Utilizamos o futebol como ferramenta para trabalhar questões socioeducacionais e socioemocionais. Esse é o objetivo da CBF com o projeto ‘Gol do Brasil’: desenvolver os alunos como cidadãos”, comentou Bruno Rosell, coordenador técnico do projeto.
Para os pais, pode ser uma oportunidade de realização de sonhos. “Pra mim é motivo de muito orgulho, a CBF, juntamente com a equipe da Prefeitura, abrindo essa oportunidade para os teresopolitanos. O sonho de muitas crianças é ser jogador profissional no futuro. É um sonho que elas podem realizar, né”, comentou Amanda de Moura. Ela é mãe de Matheus de Moura, aluno da Escola Municipal Manoel José Fernandes, no Jardim Meudon.
“O meu pai, Antonio Ferreira, foi jogador de futebol e era conhecido na cidade como Jairzinho Furacão da Copa. Os filhos não tiveram a mesma desenvoltura que o patriarca da família. Quem sabe ele veja essa realização no neto”, concluiu Marco Antonio Furtado Ferreira, pai de Juan, 12 anos, aluno da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto.