Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comissão de Trabalho da Alerj contra privatização da Cedae

- Divisão social da distribuição de água no estado é um dos empecilhos apontados pelos deputados

Deputados contrários às privatizações de empresas públicas se reuniram nesta sexta-feira (13) para debaterem os impactos sociais e econômicos causados com a venda das estatais. O tema foi discutido durante audiência promovida pela Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Presidente da Comissão, a deputada Mônica Francisco (PSol) mencionou o projeto de privatização da Cedae, apontando para os problemas graves de saneamento no estado. Segundo ela, a divisão social da distribuição de água no estado é grave. "Nós não temos saneamento no estado. A comunidade da Rocinha, por exemplo, ainda não teve seu saneamento universalizado, impactando os bairros da Gávea e São Conrado, na Zona Sul, que também não têm um sistema sanitário adequado e isso se repete por diversas cidades. Ou seja, estamos falando de um momento no qual deveríamos é estar investindo nas empresas públicas”, alertou a parlamentar.
O monopólio de grupos econômicos na estatização de empresas púbicas preocupa o professor e pesquisador da Unirio, João Roberto Lopes. Segundo ele, em quase metade dos mais de 270 municípios em que o saneamento está privatizado, as empresas responsáveis pelo serviço encontram-se sob a gestão da BRK Ambiental, que é controlada pela Brookfield, um dos maiores fundos de investimentos do mundo. “Estão querendo vender o Brasil, não só para empresas privadas, mas para gigantes que querem tirar o sangue, o suor da classe trabalhadora Brasileira", afirmou o professor.
A Brookfield Asset Management é um fundo de investimentos canadense, que no Brasil tem, aproximadamente, R$ 40 bilhões em ativos sob gestão. De acordo com o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), o debate sobre privatizações precisa ser aprofundado. O parlamentar ressaltou a participação da Alerj na discussão e cobrou engajamento popular. "Temos maioria social, sete em cada 10 brasileiros são contra as privatizações, mas precisamos nos mobilizar”, disse o parlamentar.

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 12/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre cadastro para condutores de visitantes

Secretaria de Segurança tenta identificar vândalo que destruiu grade no canteiro central

Veja como vai ficar o trânsito em Teresópolis nos dias de Carnaval

Veículo de carga teria ficado sem freios nas proximidades do quilômetro 97

Serra fechada após mais um acidente com caminhão

Foliando 2026: evento promete diversão para toda a família no Carnaval em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE