Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Guapimirim empossa novos conselheiros do COMPED

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência retomado com apoio da Prefeitura

 
Depois de anos desativado, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) foi reestruturado com o apoio da Prefeitura de Guapimirim e, na manhã desta terça-feira (12), foi realizada a posse dos 25 conselheiros que atuarão entre 2019 e 2021. No evento, no auditório da Prefeitura, foram empossados 14 conselheiros titulares e 11 suplentes, dentre eles estão representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Cultura; Esportes e Lazer; Urbanismo e Regularização Fundiária; e Indústria, Comércio, Trabalho e Renda; não governamentais como a Pestalozzi e a Associação Transtorno do Espectro Autista Movimento de Apoio de Guapimirim e Adjacências (TEAma), além da sociedade civil — com deficientes: físicos, visuais, auditivos, e responsáveis por pessoas portadoras de síndrome de down e de doenças raras.
Compuseram a mesa de abertura do evento: Renato Santos, Chefe de Gabinete; Adib Fara Maluf e Flávia Gomes, Secretário e Subsecretária de Assistência Social e Diretos Humanos; Roberta Sales, Presidente do Conselho Estadual para Pessoa com Deficiência (CEPED-RJ) e Rita Curaçá, representante da sociedade civil. Ainda vale lembrar que Gestão Municipal colocou-se a disposição para a reestruturação do COMPED, o que só somou forças para proporcionar melhorias à qualidade de vida das pessoas que possuam alguma deficiência, no município. “Fazia muito tempo que Guapimirim não tinha um Conselho representativo. E graças à atual gestão, conseguimos mudar a lei para que os deficientes pudessem participar diretamente das decisões”, declarou Rita Curaçá, conselheira eleita do COMPED e representante da sociedade civil.
Para Roberta Sales, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa para Pessoa com Deficiência (CEPED-RJ), é muito importante que a sociedade civil e a gestão estejam entrosadas para que haja um Conselho Municipal bem estruturado. “Parabenizo essa parceria, pois sei que essa iniciativa de implementar efetivamente o COMPED vai mudar a vida de muitas pessoas”, acrescentou.
“Estou muito feliz em poder participar dessa imensa conquista. O nosso governo está comprometido em fazer a diferença no município. Com isso, reformulou a lei e fez uma eleição legítima, buscando representatividade, além de proporcionar garantia dos direitos”, afirmou Flávia Gomes.
O Prefeito Zelito Tringuelê também compareceu ao evento para empossar os conselheiros, que foram eleitos no dia 25 de outubro, e reiterou o seu compromisso em dar voz a grupos que estavam adormecidos na cidade. “Fizemos de tudo para que o COMPED pudesse ser implementado de fato, desde reformulação de lei a eleições legítimas. Trabalhamos duro e, hoje, comemoramos mais essa conquista”, complementou o Gestor Municipal. Além disso, no dia 26 de novembro haverá uma reunião extraordinária do COMPED para a composição da mesa diretora. O encontroa acontecerá na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Olímpio Pereira, nº 181, em Parada Modelo. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Diário TV entrevista André Português, prefeito de Miguel Pereira

Com Romário, America inicia preparação na Granja Comary

30º Batalhão de Polícia Militar tem novo comando

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

PM flagra adolescente vendendo crack em São Pedro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE