Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Profissionais de salões de beleza como multiplicadores dos direitos da mulher

Projeto de capacitação "S.O.S. Tá na Mão" começa a ser aplicado em Teresópolis nesta quarta-feira

 
Com o objetivo de divulgar e “deixar a mão” o contato da Secretaria dos Direitos da Mulher e o da Central de Atendimento à Mulher – 180, para qualquer situação de vulnerabilidade e emergencial que a mulher possa se encontrar será lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira, 23, às 18h30, o projeto “S.O.S. Tá na Mão”, com o lema “Diga NÃO a qualquer tipo de violência contra a mulher”. O lançamento será marcado com a capacitação de profissionais de salão de beleza Espaço Qualivita. Foram produzidas lixas de unha com mensagem e os números dos telefones dos órgãos de acesso ao socorro feminino. As lixas serão distribuídas nos salões de beleza, um local de grande circulação feminina.
“O nosso objetivo é deixar de mais fácil acesso alguns canais de socorro à mulher em situação de violência doméstica. E o projeto tem como iniciativa levar aos profissionais dos salões de beleza de Teresópolis orientação e material a ser distribuído, a fim de mais mulheres terem acesso e proteção da Lei Maria da Penha”, ressalta a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi.
O projeto também será divulgado nos eventos sociais da Prefeitura, como Operação Prefeitura Presente, em palestras, inaugurações, atividades da Secretaria dos Direitos da Mulher, etc. A Secretaria dos Direitos da Mulher disponibiliza atendimento com assistente social, jurídico e de apoio à mulher. Funciona no Centro Administrativo M. Manoel Machado de Freitas, antigo Fórum (Av. Lúcio Meira, 375, sala 201 – Várzea). Os telefones para contato são 2742-1038 e 98805-4391.

O projeto
A capacitação dos profissionais dos salões de beleza será voltada para que eles estejam aptos a “diagnosticar”/perceber quando uma cliente sua está sofrendo violência doméstica. Os encontros acontecerão um por estabelecimento com duração de aproximadamente 2h, com exposição oral, dinâmicas e troca de experiências.  O treinamento vai abordar os seguintes assuntos: Aguçar o olhar do profissional da área da beleza sobre a violência às mulheres; Ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha; Divulgar os diferentes tipos de violência doméstica; Ressaltar as possíveis mudanças de comportamento da mulher que sofre violência doméstica; e Apresentar os caminhos para denunciar o agressor. Esses encontros serão agendados com os salões individualmente atendendo a agenda da Secretaria dos Direitos da Mulher e deles próprios. Espera-se que com essa capacitação os profissionais estejam preparados para não só perceber, mas também abordar a sua cliente que necessite de uma ajuda.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cascata dos Amores é revitalizada e reinaugurada como espaço de lazer e turismo

PRF apreende sete fuzis escondidos em painel de carro em Teresópolis

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE