A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020, destinando R$ 220 milhões, para a conclusão da obra da BR-493, a rodovia Magé-Manilha. "Essa obra está parada há mais de três anos: foi criminosamente abandona após a empresa responsável ter quebrado. Do jeito que está, é uma ameaça à vida de todos os seus usuários", afirmou o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) que defendeu a inclusão dos recursos para conclusão da obra entre as emendas da CVT. Hugo Leal explicou que todas as comissões permanentes da Câmara têm direito a indicar emendas da sua área no Orçamento da União. "Os deputados tendem a evitar colocar recursos em obras regionais para evitar disputa, mas expliquei que a BR-493 é uma obra estratégica para todos porque serve de ligação entre duas das mais importantes do país: a BR-101 e a BR-116. Foi essa importância que fez a emenda ser aprovada na CVT", afirmou o parlamentar do PSD, que participou de audiências públicas no Rio de Janeiro para discutir os problemas da BR-493.
O deputado Hugo Leal articulou uma ação conjunta dos parlamentares da bancada do Rio na Comissão de Viação e Transportes para assegurar os recursos. "Todos os deputados do Rio sabem dos gravíssimos problemas da rodovia, onde falta manutenção, sinalização, segurança. É um caso em que a obra piorou a estrada porque criou novos perigos. Foi um crime, um escândalo, a suspensão da obra", disse Hugo Leal, que teve o apoio de todos os outros deputados do Rio na CVT: Altineu Cortes, Clarissa Garotinho, Gutemberg Reis, Juninho Do Pneu, Luiz Antonio Correa, Professor Joziel, Ricardo Pericar e Wladimir Garotinho.
Foram aprovadas na comissão, além das verbas para as obras na BR-493, as emendas ao PLOA 2020 para duplicação de obras na BR-116 – no trecho Porto Alegre/Pelotas; recursos para educação no trânsito da PRF; e emenda para as BRs 040, 135, 262 e 381. A CVT aprovou ainda emendas ao Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020-2023: construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), trecho Ilhéus – Barreira, educação para a cidadania no trânsito e desenvolvimento regional, territorial e urbano. As emendas aprovadas seguem para análise na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que prepara o Orçamento da União para 2020.