Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Confirmado concurso para 209 cargos na Faetec

Instituição vai contratar pessoal de níveis Técnico, Médio e Superior

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio assinou contrato com o Instituto Acesso para a realização do concurso público da Fundação. Serão oferecidas 209 vagas para o preenchimento dos cargos de nível Técnico, Médio e Superior. A previsão é que o edital do certame seja publicado nos próximos dias. – A Faetec é a primeira instituição do estado que consegue autorização para fazer o concurso. Nós estamos desde o início do mandato olhando a Fundação como prioridade, porque nós sabemos que o nosso estado precisa qualificar profissionais para atender o desenvolvimento econômico. E não há desenvolvimento econômico sem a geração de emprego – sublinha o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
Todos os cargos que serão abertos correspondem às vacâncias que ocorreram desde a adesão do governo fluminense ao Regime de Recuperação Fiscal em setembro de 2017. Neste concurso com 209 vagas, haverá 114 oportunidades para o cargo de professor Faetec (40 horas); 46 para professor Faetec (20 horas); cinco para professor Faetec Ensino Superior (40 horas); quatro para instrutor de disciplina prof. I (40 horas); quatro para supervisor educacional; dois para orientador educacional; 16 para inspetor de alunos; 16 para agente administrativo; e mais duas vagas para técnico superior.
"A recomposição do quadro de docentes era a meta da Faetec para 2019. Essa é uma grande conquista para a nossa Fundação, pois são vagas que irão atender principalmente o quadro funcional das nossas escolas, que ainda estão com um déficit significativo", pontua o presidente da Faetec Romulo Massacesi. A Faetec não realizava concurso público desde 2010.

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)
O concurso público da Faetec está atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Ministério Público, em 2014. Na época, a instituição assumiu a responsabilidade de, no período de três anos, realizar concurso público e demitir os 1.200 contratados. Esse prazo encerrou e o certame não aconteceu. A Justiça, então, determinou a demissão desses profissionais, que também não aconteceu em 2017, só ocorrendo em dezembro de 2018.
Quando esta nova gestão assumiu a Faetec, em 2019, encontrou apenas os servidores efetivos em número insuficiente para atender toda a Rede. Para recompor o quadro de docentes, a Fundação, por meio da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, buscou uma ação rescisória que pudesse retomar a contratação de novos professores de forma simplifica para que não houvesse prejuízo aos alunos, realizar o concurso público e autorizar a Jornada Estendida. Com o autorizo da justiça, foi possível abrir seleção simplificada para contratar 621 profissionais ao longo do ano e, agora, daremos início a realização do concurso. – É um momento muito esperado por nós. Pois, quando assumimos a gestão em janeiro e tomamos conhecimento do déficit de profissionais da Rede, diante do início do ano letivo, ninguém imaginava o tipo de 'remédio' que poderia ser utilizado para suprir a carência. Mas utilizando a experiência jurídica do governador Wilson, que orientou os caminhos a serem seguidos e o apoio da Procuradoria Geral do Estado, conseguimos uma decisão jurídica favorável. Por isso, essa notícia é motivo de muita alegria para o Estado – garante o secretário Leonardo Rodrigues.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE