Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura adere ao alvará eletrônico

Abertura de empresas de baixo risco feitas pela internet

Wanderley Peres

A Prefeitura aderiu ao serviço de alvará eletrônico automatizado, iniciativa que atende o previsto na Lei Federal 13.874/2019, publicada no dia 20 de setembro, e que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, decreto do desburocratização do presidente Bolsonaro. O objetivo, segundo o governo, é desburocratizar os procedimentos de abertura de empresas com atividades econômicas classificadas de baixo risco, passando a emitir o documento na hora. A adesão foi assinada na última sexta-feira, 27, na sede da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Vinicius Claussen e seu secretário de Fazenda Fabiano Latini.
 
“Essa é uma ação continuada da Gestão, que implementou o Espaço do Empreendedor, entrou na era do alvará online e agora está aderindo ao alvará eletrônico informatizado. Com isso, quando o Regin aprovar a emissão do novo alvará, a fiscalização da Prefeitura sairá em campo para verificar se a empresa atende todos os requisitos informados na solicitação do documento”, comemora o secretário de Fazenda, Fabiano Latini.

A emissão do alvará eletrônico automatizado é feita pelo Sistema de Registro Integrado (Regin), da Jucerja, o sistema permite a obtenção dos documentos que autorizam o funcionamento de empresas com atividades de baixo risco em tempo recorde, sem o empresário precisar se deslocar à Secretaria de Fazenda.

Recentemente, em janeiro de 2018, a Câmara Municipal aprovou ementa à Lei Complementar 103, de 2007, dando nova redação ao seu artigo 7.o, que prevê as atividades cujo grau de risco é considerado alto em Teresópolis e que não poderão ser beneficiadas pelas novas regras, cabendo maior controle da municipalidade. As empresas de "alto risco" elencadas no Anexo I da Resolução do CGSIM no 22/2010, são as seguintes:

Empresas prestadoras de serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas; de curtimento e outras preparações de couro; de serviços de imunização e controle de pragas urbanas; e de serviços de funerárias. Também são consideradas de alto risco as fábricas de papel, de fraldas descartáveis; desinfetantes domissanitários; sabões e detergentes sintéticos; produtos de limpeza e polimento; cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; artigos pirotécnicos; colchões; e de resíduos perigosos; e ainda os comércios varejistas de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas; e os comércios varejistas de gás liquefeito de petróleo (GLP); de produtos saneantes domissanitários; e de fogos de artifício e artigos pirotécnicos.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE