Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Maiores devedores de impostos podem ter nomes divulgados

Projeto de Lei em discussão na Câmara quer exigir da prefeitura publicação de lista de devedores no Portal da Transparência

Apresentado na sessão da câmara desta terça-feira, 24, projeto de Lei que dispõe sobre a transparência acerca da Dívida Ativa de Teresópolis, obrigando a prefeitura a informar os nomes das empresas e pessoas que mais devem aos cofres municipais, dinheiro sonegado que tem feito falta para a administração municipal.
Os grandes devedores seriam aqueles contribuintes que devem mais de R$ 50 mil, pessoa física, ou R$ 100 mil pessoa jurídica. Nesse caso, quando um mesmo grupo econômico tiver mais de um Comprovante de Inscrição em dívida ativa, o montante a ser apurado será o somatório das dívidas ativas de todos os CNPJs do mesmo grupo econômico, valores de dívidas que deverão ser disponibilizados no site da transparência fiscal e atualizado a cada quadrimestre. 
Autor do projeto apresentado, o vereador Leonardo Vasconcelos quer ainda que as informações sobre os devedores estejam disponibilizadas em ordem da maior dívida para a menor, e que o site da transparência fiscal seja amigável para consulta, com link em destaque para levar o navegante diretamente à preciosa informação. Outro projeto do vereador-presidente Leonardo proíbe a cobrança de taxa de religação pelas concessionárias Cedae e Enel. 

O vereador Luciano Santos apresentou projeto que veda homenagens a pessoas que tenham sido condenadas por crimes de corrupção, atos de improbidade administrativa e crimes contra pessoas, e mais dois outros, proibindo a exposição artística ou cultural com teor pornográfico ou vilipêndio a símbolos religiosos em espaços públicos e que isenta do pagamento de IPTU pessoas portadoras de doenças graves e que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

Foi apreciado também Projeto de Lei apresentado pela Mesa Diretora para regulamentar o serviço, lei que tem como objetivo estimular essas ações de cidadania e de envolvimento comunitário, deixando claro o texto que essas atividades não serão remuneradas e nem vão gerar vínculos trabalhista ou previdenciário. 

Projetos que passaram pelas Comissões e que foram à primeira votação em plenário, do vereador Leonardo Vasconcellos dá nova redação à Lei Municipal 1483/93 que concede isenção fiscal do IPTU. O vereador também teve votado projeto que prevê isenção pagamento da contribuição da iluminação pública aos idosos e aposentados com idade igual ou superior a 60 anos de idade. Também de sua autoria, foi aprovado projeto que regulamenta a implantação de vagas especiais de estacionamento de veículos em ruas e espaços públicos destinados a pessoas com deficiência, obrigatoriamente, em frente a estabelecimentos institucionais, comerciais e de serviços públicos e privados. 

A vereadora Doutora Claudia (PP) viu ser aprovado seu Projeto que trata sobre o transporte de insulina.  

Tags

Compartilhe:

Edição 28/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura consegue liminar para banco não leiloar prédio de sua propriedade

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Teresópolis registrou 636 apreensões de drogas entre janeiro e outubro

Caravana da Coca-Cola nesta sexta-feira em Teresópolis

Parlamentares Juvenis já começaram a apresentar projetos de lei

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE