Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prévia da inflação oficial é de 0,09% em setembro

Taxa é maior que a de agosto, informa pesquisa do IBGE

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,09% em setembro. A taxa é a mesma da prévia de setembro do ano passado e maior que a de agosto deste ano (0,08%).
 
Segundo dados divulgados hoje (24), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula 0,26% no terceiro trimestre, 2,6% no ano e 3,22% em 12 meses.

Vitória (ES) – Supermercados lotados com filas nos caixas e na entrada funcionam com horário reduzido (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Alimentos e bebidas, com deflação (queda de preços) de 0,34%, evitaram inflação maior em setembro (Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Em setembro, o grupo de despesas habitação foi o principal responsável pela inflação, com uma alta de preços de 0,76%, influenciado pelo aumento do custo com energia elétrica (2,31%).
 
Outro grupo com impacto importante na inflação foi vestuário (alta de 0,58%). Por outro lado, os alimentos e bebidas, com uma deflação (queda de preços) de 0,34%, foram os principais responsáveis por evitar uma inflação maior.
 
Foram observadas quedas do tomate (-24,83%), cenoura (-16,11%), hortaliças e verduras (-6,66%), frutas (-0,93%) e carnes (-0,38%).

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 06/10/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bolsonaro pede liberação de visitas de Flávio na prisão domiciliar

TSE quer parecer do MP antes de decisão sobre recurso de Garotinho

Mês das crianças: Le Canton oferece opções de lazer para toda a família

Domingão Tarifa Zero registra recorde histórico de passageiros no domingo de eleição

Polícia Civil prende traficante de drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE