Cerca de 2.200 alunos de 26 escolas municipais, estaduais e particulares, e suas torcidas, têm encontro marcado no próximo sábado (14), na abertura oficial dos Jogos Estudantis de Teresópolis 2019. A cerimônia será realizada às 10h, no Ginásio Pedro Rage Jahara, o Pedrão, na Várzea, com entrada franca. Realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, a competição acontecerá de 14 a 27 de setembro, reunindo estudantes entre 13 e 17 anos. “É o evento esportivo estudantil mais importante de Teresópolis e que não acontecia há, pelo menos, quatro anos. Com garra e espírito esportivo, durante duas semanas os alunos vão representar suas escolas e mostrar seus talentos. Vamos prestigiar os jogos e assistir nossos jovens atletas em ação”, convida o Prefeito Vinicius Claussen.
Serão disputadas 13 modalidades, masculino e feminino: futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, natação crawl, natação costas, natação revezamento, atletismo 100m, atletismo revezamento (bastão), corrida rústica, xadrez e damas. Os jogos acontecerão no Ginásio Pedrão, nas quadras dos clubes Comary, Casa de Portugal e Várzea F.C. e também no Parque Regadas. “Agradecemos aos técnicos que estão preparando nossos alunos. Tenho certeza que com trabalho em equipe, disciplina e em clima de amizade, os jovens atletas vão defender suas escolas e nos deixar orgulhosos. Desejo boa sorte a todos”, destaca Rosana Mendes, secretária municipal de Educação.
No sábado (14), primeiro dia dos JET, a competição terá seis partidas de futebol, com atletas de sete escolas da cidade, no Várzea F.C.. As tabelas dos jogos podem ser conferidas no site da Prefeitura.
Avaliação médica
Desde o dia 21 de agosto, alunos das escolas públicas de Teresópolis que vão participar dos Jogos Estudantis passam por avaliação médica, resultado de parceria entre as secretarias de Saúde, de Educação e de Esportes e Lazer. “O objetivo das avaliações é primar pela saúde dos alunos. Caso sejam diagnosticadas alterações, os estudantes serão encaminhados para acompanhamento com especialistas, se necessário”, relata a coordenadora do PSE (Programa Saúde na Escola), Valéria Machado.
Para agilizar o processo, equipes de saúde dos postos de saúde da família e das unidades básicas de saúde vão até as escolas para os exames físicos. Exames laboratoriais e de eletrocardiograma são feitos nos laboratórios. A emissão do atestado médico acontece mediante a constatação da normalidade dos exames e da aprovação do médico.