Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Serviço de terapia com cães é ampliado em Teresópolis

Projeto de cinoterapia, que utiliza cachorros da GCM, atende asilos e centro de assistência psicossocial

Lançado em abril passado, o projeto de Cinoterapia da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública acaba de ser ampliado.  Até então realizado nos asilos da cidade, o projeto de terapia assistida com cachorros da Companhia de Operações com Cães foi levado ao CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e ao CAPSi (Centro de Assistência Psicossocial Infanto Juvenil). Os pacientes atendidos nas duas unidades receberam a visita especial do pastor alemão Thor, acompanhado pelo inspetor Wilson. A proposta é aproveitar o efeito benéfico dos animais no processo de reabilitação de pacientes, promovendo momentos de interação com descontração e afeto.
As duas unidades são vinculadas à Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Localizado em área do Cemusa, no bairro de São Pedro, o CAPSi é um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente, e também usuários de álcool e outras drogas. Já o CAPS funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Tem cerca de 400 pacientes cadastrados, diagnosticados com transtornos mentais graves. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, período no qual os pacientes recebem café da manhã, almoço e café da tarde.

Treinamento em Guapimirim
Na última segunda-feira (02), a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP) de Guapimirim, em parceria com o Instituto Vital Brazil, realizou um treinamento sobre resgate e manuseio de animais peçonhentos para profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) daquele município. O evento aconteceu na sede da GCM, e foi direcionado aos servidores dos grupamentos de Proteção Ambiental, Ronda Escolar e Operações Especiais que pertencem à SSEOP, porém profissionais do grupamento de cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis também participaram.  Ao todo, foram 18 servidores capacitados.
As palestras e os treinamentos foram ministrados pelo Chefe da Divisão de Herpetologia, Benedito Rodrigues Ambrozio Filho, e o Biólogo Robson Teixeira de Vasconcelos, ambos do Instituto Vital Brazil, que também conversaram com os servidores sobre a importância de serpentes, aranhas e escorpiões para a fauna regional e do país. Além disso, os servidores puderam aprender as técnicas utilizadas pelos especialistas, com a utilização de equipamentos como gancho, na realização dos resgates de serpentes.

 

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 13/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Piranhas da Serra mantém a tradição de lotar o Parque Regadas

Crianças fantasiadas não pagam rodízio na pizzaria Heróis & Pizza

Veteranas da Seleção Feminina de Beach Soccer celebram treinos na Granja Comary

Prefeitura abre sindicância para apurar corte de árvore no Pedrão

Ecovias Rio Minas prevê movimentação de 1,6 milhões de veículos no Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE