Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Licenciamento de veículos mesmo com multas e IPVA atrasado

Projeto na Alerj discute a liberação do procedimento pelo Departamento Estadual de Trânsito

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (22), em primeira discussão, o projeto de lei 973/19, que ratifica a proibição do Governo do Estado em cobrar a quitação de multas de trânsito vencidas e prestes a vencer e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como exigência para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ). A medida é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Léo Vieira (PRTB) e Luiz Paulo (PSDB). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

A proposta altera a Lei 8.269/18, que dispõe sobre a autodeclaração de proprietários veículos de quanto à segurança veicular e ambiental, responsabilizando civil e criminalmente os donos dos veículos pelas informações prestadas. A lei determina que o licenciamento anual de veículos possa ser realizado pelo site do Detran-RJ. A proibição da cobrança de multas e do IPVA para o licenciamento veicular já era estabelecida na legislação anterior. No entanto, a norma não especificava de forma clara quais eram as multas que não deveriam ser cobradas dos proprietários. Por isto, o atual projeto inclui na lei em vigor que o Governo do Estado não pode cobrar qualquer quitação de multa, sejam as vencidas ou as prestes a vencer, para a realização do licenciamento. 
A inadimplência das multas e do IPVA também não poderá ser impeditivo para o proprietário realizar, junto ao Detran-RJ, o registro do veículo, o emplacamento, a transferência de propriedade, a troca de município, a transformação de combustível e outras alterações de características do veículo em geral.

Taxas não cumulativas
Com esta correção na legislação, os proprietários de veículos só precisarão pagar, para a realização do licenciamento, o Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda), referente ao licenciamento anual, a taxa de emissão de CRLV e o seguro obrigatório – DPVAT. O CRLV estará disponível para retirada presencial na unidade do Detran-RJ de registro do veículo ou poderá, caso o proprietário assim o queira, ser enviado para o endereço informado. A proposta também proíbe que o Detran-RJ cobre taxas cumulativas para os serviços que venham a ser realizados no mesmo agendamento para licenciamento, com exceção ao Duda referente à confecção de placas.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) também será proibida de realizar operações com o objetivo de fiscalizar as condições veiculares, sendo que as blitzes do órgão só poderão ter como objetivo a segurança pública. O descumprimento da norma acarretará ao responsável pela direção do Detran-RJ as penalidades previstas na Lei Federal 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos em caso de enriquecimento ilícito.

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 11/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo estadual vai sortear novas unidades habitacionais na Fazenda Ermitage

Moto usada sem emplacamento há mais de um ano é apreendida em Teresópolis

Palestra sobre gestão empresarial reúne empreendedores e incentiva o fortalecimento dos negócios em Teresópolis

Assembleia marca início da regularização fundiária em comunidades de Teresópolis

Inaugurada nova área de lazer no Horto Municipal Carlos Guinle

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE