Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inscrições abertas para o Prêmio Paulo Freire da Educação Pública

Profissionais que promovem ações inovadoras em escolas e universidades podem participar

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Paulo Freire, que será entregue pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em outubro deste ano. O prêmio, que foi aprovado pela Casa em maio de 2018, tem como objetivo destacar a atuação de profissionais de educação de escolas e universidades da rede pública que promovem ações inovadoras na educação. As inscrições serão feitas pela internet até o dia 06 de setembro. A escolha dos premiados ficará a cargo de uma comissão de avaliação que será instituída por ato da Comissão de Educação.
O prêmio homenageia um dos maiores educadores do país, Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. “Com esta iniciativa temos a honra de realizar uma dupla celebração: aos profissionais da educação, e ao educador que soube articular teoria e prática na perspectiva de uma educação pautada pelo diálogo, pelo reconhecimento dos educandos como sujeitos do ato pedagógico e da sua realidade concreta como objeto fundamental no processo de construção do conhecimento”, destaca o presidente da Comissão, deputado Flávio Serafini (PSol).
A homenagem vai contemplar um total de oito áreas de atuação: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; e de experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia. A viúva de Paulo Freire, Nita Freire, agradeceu a homenagem ao marido e destacou como positiva a iniciativa do prêmio que incentiva os educadores do estado. “Diante de tantos ataques à educação brasileira e a seu patrono, reivindicar o legado de Paulo Freire em experiências cotidianas pulsantes em diversas salas de aula e escolas do Estado constitui um ato de denúncia dos desafios postos à garantia plena ao acesso à educação como direito, mas também anúncio da disposição permanente de luta dos protagonistas do fazer pedagógico – profissionais da educação, estudantes e pais
esponsáveis”, concluiu Nita.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ônibus: mais seis coletivos novos nas frotas da Dedo de Deus e 1º de Março

Avança projeto de criação de parque urbano anexo ao Horto Municipal de Teresópolis

Guarda Municipal prende ladrão após invasão em loja na Várzea

Governo do Estado anuncia mais de 2,5 mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

Após 50 anos, onça-pintada é registrada nas matas de Valença, no Rio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE