Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Espetáculo circense encanta público na Praça Olímpica

"Piter Crash" faz sucesso com esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira

O Festival Sesc de Inverno trouxe nesta sexta-feira o espetáculo "O circo a céu aberto", que resgata aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua. O resultado: boas gargalhadas para todas as idades. O espetáculo que aconteceu às 15h, na Praça Olímpica, é idealizado e dirigido por Fabiano Freitas, o palhaço Piter Crash, que recria números inspirados em esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira, utilizando em cena objetos como argolas, diabolô, malabares, jornais, bexigas, fita crepe, entre outros, e revela a potência da tradição circense na experiência de um "humor em estado puro", isto é, da bobagem, da idiotice, do ridículo, de rir junto com o outro sem a necessidade de ensejar preconceitos… apenas pela brincadeira.
O diferencial do espetáculo ficou no improviso, típico da arte de rua, na abertura para o aqui-e-agora, e para o estado de expectativa e êxtase que o palhaço provocou em suas brincadeiras, interagindo diretamente com a plateia a todo momento. Entre uma piada e outra, palhaço Piter Crash exaltou a pureza das crianças, a responsabilidade e a esperança com as novas gerações, e deu um conselho aos adultos: aprenda a rir de si mesmo, sem preocupações! Afinal, essa é a nobre missão do moço do nariz vermelho: levar alegria para o coração das pessoas.
Sobre o Circo a Céu Aberto – O espetáculo venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra 2013, de circulação por 12 municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, e o Edital Plateias Hospitalares, entre 2010 a 2017. "O circo a céu aberto" circula principalmente pela região da Serra Mar do Estado, em ruas, praças e teatros dos municípios de Barra de São João, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, entre outros, além da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi destaque na programação do "Fest Circo Peru", em Lima (2015), e de outros festivais importantes como os "Anjos do picadeiro – encontro internacional de palhaços" (Rio de Janeiro, 2013 e 2015), "Semana mundial de arte de rua" (Nova Friburgo, 2015), "Festival de teatro de Bom Jardim" (2016), "Primeiraço festivalíssimo de circo de Saquarema" (2017), "Incrível encontro de palhaços e circo do Sana" (Macaé, 2017), entre vários outros, tendo circulado ainda por cidades do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Homem é flagrado pegando carona na traseira de caminhão

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE