Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes da UERJ se mobilizam contra transferência do curso de Turismo

Grupo contesta votações que deram o aval para a mudança para o Rio de Janeiro

Marcus Wagner

Após a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciar a saída do curso de Turismo de Teresópolis, alunos tentam ainda uma forma de reverter a situação ou pelo menos que a instituição volte a discutir este assunto. De acordo com a direção da universidade, a decisão foi deliberada em duas reuniões em que as votações foram favoráveis à transferência, porém os alunos reclamam da maneira como foram conduzidos esses encontros.
De acordo com o estudante, Rodrigo Braz o objetivo agora é contestar os procedimentos que foram tomados na terceira reunião prevista para debater o assunto: "A transferência do curso de Turismo para o Rio de Janeiro foi avaliada em reunião na sede da Universidade no Conselho do Departamento de Turismo em 27 de junho. Quatro dos sete votos favoráveis à transferência foram por e-mail, o que não está previsto por regulamento interno, mas foi aceito. Um desses que votou por e-mail já estava afastado. O resultado foi 7 a 5, mas consideramos que quatro estavam irregulares. Mesmo assim, foi para o segundo departamento, que une Instituto de Geografia, técnicos e alunos e, apesar de termos direito a três votos, só consideraram dois e houve empate. Deveria passar para o conselho superior, mas o diretor disse que tinha voto de minerva e desempatou".
Por conta deste entendimento que teriam ocorrido irregularidades nas duas primeiras reuniões, os estudantes devem apresentar um recurso com pedido de anulação desses eventos e correm contra o tempo, já que a próxima reunião está prevista para 1º de agosto e a instituição já informou que a transferência do curso já estará valendo a partir do dia 5.
No campus de Teresópolis, também já estava funcionando um curso de pós-graduação, mas este vai continuar funcionando na cidade, pelo menos até o final do ano, de acordo com o que foi informado pela própria UERJ, o que faz com que estes outros alunos fiquem angustiados com esta situação: "A gente lamenta muito essa saída, mas ela é resultado de uma série de problemas no relacionamento do próprio poder público com a universidade para que a sua ação no município pudesse ser mais efetiva, mas gostaria muito de poder apresentar projetos alternativos para a permanência da UERJ na nossa cidade", declarou Rodrigo Cosenza.
A desativação do campus em Teresópolis é vista como uma perda muito maior do que apenas deixar de contar com o curso de bacharelado em Turismo: "A gente perde uma graduação de universidade pública que faz um trabalho de pesquisa, de extensão voltada para a área rural da cidade, repensando a lógica do Turismo da cidade, tentando dar maior vivacidade e  capilaridade às nossas perspectivas turísticas. Nós vamos perder muito deste potencial que uma universidade pública com pesquisa de qualidade pode oferecer", enfatizou Cosenza.
O estudante da pós-graduação avaliou que é importante a movimentação dos seus colegas, mas acredita que é uma questão muito difícil: "Eles vão tentar fazer uma contestação para tentar reverter o resultado porque não aconteceu da melhor maneira possível já que alguns momentos das reuniões foram discutíveis. É muito difícil reverter esse processo, provavelmente o caminho é esse mesmo. É um resultado de políticas mal sucedidas em âmbito municipal e uma crise terrível que a UERJ viveu nos últimos anos, mas o município vai pagar por isso".

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Alex Castellar assume Subsecretaria no Governo do Estado

Usuário de drogas foge da 110ª DP pela janela do banheiro

Enel: contribuintes receberam duas contas no mesmo mês

DIÁRIO MULTIMIDIA - Reprodução de fotos e texto não autorizada. Plágio e violação de direitos autorais: Copiar uma foto sem a autorização do autor é plágio e viola os direitos autorais, sendo crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Maquinário da antiga Sudamtex vai funcionar em outras fábricas

Polícia investiga morte de homem na Fonte Santa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE