Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Um ano de governo Vinícius Claussen

Prefeito acumula descontentamentos e não corrige falhas infantis e graves da administração municipal

Wanderley Peres

Mais votado na eleição suplementar de 3 de junho de 2018, para complementar mandato interrompido com a cassação do prefeito retirado do cargo Mario Tricano, o empresário Vinicius Claussen completa um ano de governo nesta quarta-feira, 3 de julho. Inédita e incomum, a assunção do empresário à cadeira de prefeito ocorreu com pomposa festa, regada a luzes e coquetel no Espaço Cultural Hygino, aberração que já antevia o que estava por vir. Supostamente preocupado com os problemas da cidade prometia, em campanha, reduzir o número de secretários, melhorar a saúde e criar força-tarefa para a Upa. Prometeu abaixar o preço da passagem de ônibus, rever contratos do lixo e da merenda, e promover auditorias nas contas da prefeitura. Prometeu devolver salários, prometeu transparência nos atos públicos, prometeu montar um inigualável time para administrar o município… 

Como o titã filho de Jápeto e Climene, prometeu, prometeu, e nada do que tanto dizia antes de assumir o cargo e depois se deu. A população percebe hoje que o eleito não corresponde às expectativas, tendo traido as mais básicas promessas de campanha. Se a prefeitura tinha 15 secretários com Arlei e 13 com Pedro Gil, hoje tem 19. A saúde está pior do que estava e a Upa virou caso de polícia e justiça. Do preço da passagem não falou mais e os contratos suspeitos do lixo e da merenda continuam. Se dizia em campanha que era um absurdo a prefeitura alugar impressoras em vez de comprá-las, aumentou os valores dos contratos de aluguel, e as contas dos ex-prefeitos não foram investigadas. Aliás, as contas do próprio prefeito estão enroladas já no Tribunal de Contas do Estado, que conta prazo para negar a aprovação do período de 6 meses do ano passado que lhe cabe dar contas. Os salários seu e do vice nunca devolveu, aproveitando-se do mote para firula política junto às entidades assistenciais do município, e quanto à transparência nunca se viu tanta falta dela, tanto que o Ministério Público já investiga o Portal da Transparência da administração municipal, onde deveriam estar todos os atos e informações de interesse do cidadão.

Repórter da história, e fiel ao compromisso de noticiar com isenção os atos da municipalidade, atos oficiais, aliás, cada dia menos transparentes, O DIÁRIO vem acompanhando o desenrolar do governo e os rolos em que o prefeito e seus secretários se metem. Agora, mesmo, na última semana, o prefeito virou alvo de inquérito civil pelo mau uso da Contribuição de Iluminação Pública, ação da Promotoria de Tutela Coletiva que tem origem em notícia crime do Ministério Público a partir de ação civil pública.

Mas, indiferente às reações da população, cada dia mais descrente com a administração que viu eleita, o prefeito faz festa terça-feira que vem, dia 10, às 11h, para comemorar o primeiro aniversário do seu governo. Será no Hotel Alpina, com direito a presença do governador do Estado e mais promessas, que esperamos desta vez sejam cumpridas.

Tags

Compartilhe:

Edição 03/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

Nova Friburgo: Jota Quest, Paula Toller, Leoni, Fernanda Abreu, Di Ferrero, Wagner Tiso, Detonautas no Festival Sesc de Inverno

Seleção Brasileira feminina se apresenta na Granja Comary

Cão ‘DJ’, da Guarda Municipal, encontra drogas escondidas em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE