Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José é destaque em políticas de Segurança do Paciente

Unidade de Saúde adota práticas e protocolos baseados em pesquisas internacionais e enaltece engajamento da equipe profissional em prol dos resultados positivos

Anderson Duarte

Quando o assunto é a gestão da qualidade na assistência à saúde e a segurança do paciente, o Hospital São José de Teresópolis é destaque inquestionável em toda nossa região. Com diversas inovações e procedimentos, adoção de práticas pensadas para tornar o convívio e a permanência dos profissionais, pacientes e acompanhantes dentro do ambiente hospitalar mais salutar e eficiente, a unidade recebeu ao longo dos últimos anos muitos reconhecimentos deste investimento, mas ainda pensa em continuar implantando inovações. O Jornal Diário na TV recebeu esta semana a Gerente médica regional de qualidade e segurança do paciente do HSJ, Doutora Daniela Menezes, e o Infectologista Marco Liserre, para um bate-papo sobre o importante segmento dentro da administração da unidade, assim como os destaques e reconhecimentos dados ao São José nos últimos anos.
“A segurança do paciente é uma das nossas maiores preocupações no que diz respeito a qualidade dos serviços prestados na unidade. Esta segurança está diretamente ligada, segundo nossa visão, as necessidades e expectativas dos usuários desses serviços, assim como seus familiares, sem dispensar também o cuidado e preocupação com os profissionais. Um serviço de saúde só pode ser de qualidade se os riscos de dano ao paciente forem reduzidos e controlados e nós temos muito orgulho de todo o engajamento da equipe do Hospital em todo esse processo. Nosso olhar se voltou aos profissionais da ponta, ou seja, aqueles que estão em contato direto com os pacientes e nossos bons resultados estão diretamente ligados ao empenho deles”, enfatiza Doutora Daniela, que também enaltece a dificuldade de se manter o foco contínuo neste controle.
O médico Infectologista Marco Liserre, que sempre participa do Jornal Diário na TV com dicas e informações importantes para nossa população, também fez questão de enaltecer a participação dos profissionais da unidade, em especial da Enfermagem, mas também ressaltou a dificuldade e complexidade do setor. “Todas as atividades em prol da qualidade no ambiente hospitalar são complexas, ou seja, podem focar o monitoramento de aspectos que envolvem a segurança, a reação aos eventuais problemas e a solução destes problemas identificados por meio do controle e o planejamento da segurança. Isso se dá através de sistemática de boas práticas de segurança entre os profissionais, e também entre os pacientes, aliás, hoje temos cada vez mais a consciência por parte deste paciente destas práticas e sua obrigatoriedade. Todos estão muito mais informados e até mais comprometidos com sua própria saúde. São protocolos e procedimentos que visam a diminuição de riscos inerentes ao processo do cuidado, garantindo que o paciente seja destinado ao procedimento proposto, no qual, seja  o paciente correto, recebendo o serviço certo, no local e maneira ideal”, explica o médico.
“Por mais que a instituição de saúde tenha a cultura de segurança do paciente, a direção desse serviço sozinha não consegue conduzir as ações necessárias para garantir a eficácia da qualidade nos serviços da saúde, por isso temos que reconhecer o engajamento dos profissionais, até porque, mesmo com todos esses cuidados temos fatores humanos associados ao ambiente de trabalho e ao paciente que contribuem diretamente para a falta de segurança e qualidade na assistência à saúde. Assim, e em ritmo imparável, seguimos com o controle das práticas e procedimentos e pensando e pesquisando muito para que a rede, e nossa Casa, como o Hospital São José é tratado pela Congregação, como uma de suas casas, seja também segura e eficiente”, enaltece Doutora Daniela.

– Uma história de dedicação a Teresópolis 

O Hospital São José foi doado às Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 18 de março de 1961. Naquela época, funcionava no local a Associação São José, que prestava assistências social e religiosa aos pacientes da região. A partir de então, as Irmãs se empenharam na construção, organização e aquisição de equipamentos do futuro Hospital, que foi inaugurado em 2 de janeiro de 1962. Desde sua fundação, o HSJ cuida da saúde da comunidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Através da qualidade técnica aliada ao atendimento humanizado na prestação de serviços, o HSJ é uma das grandes referências de instituição hospitalar na região serrana.
Disponibiliza aos pacientes consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. Também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Uma equipe altamente especializada de oncologistas clínicos e cirurgiões, mastologistas, hematologistas e ginecologistas cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga, farmacêuticos e assistentes sociais desenvolve um trabalho voltado para tratar cada caso com total dedicação, atendendo com amor e carinho.
Destaca-se ainda pelos dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo 7 para convênios e particulares – CTI I – e outros 13 exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – CTI II. Além disso, possui mais 108 leitos de internação, também atendendo aos pacientes particulares, provenientes de convênios e SUS. Possui serviço de Pronto Atendimento 24 horas para pacientes de convênios e particulares, disponibilizando médicos especialistas em Clínica Geral, Pediatria e Ortopedia. O setor inovou com o serviço de médico internista, que cuida da internação dos pacientes quando necessário e oferece todo o suporte aos pacientes nos andares. O HSJ disponibiliza para seus clientes um moderno Centro Cirúrgico, totalmente dedicado à manutenção da vida. Amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, o Centro Cirúrgico do HSJ possui 07 salas com Fluxo Laminar – controle de infecção que mantém o campo cirúrgico 100% estéril e realiza, em média, 400 cirurgias por mês.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Lixão do Fischer: aterro modelo no Nordeste pode ser replicado em Teresópolis

Teresópolis Shopping celebra 30 anos com expansão e novos investimentos

Polícia Civil flagra suposto ‘gerente do tráfico’ de apenas 17 anos

Casa da Memória abre duas novas exposições em Teresópolis

Casa de Cultura abre inscrições para três novas oficinas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE