Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo estadual realiza cadastramento de artesãos

Artistas podem ser beneficiados com políticas públicas desenvolvidas de acordo com cada região

Com o objetivo de contabilizar os artesãos que ainda não são cadastrados, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ/TurisRio), que gere o Programa de Artesanato Estadual, está realizando a pré-inscrição online. Além de mensurar a demanda, este método irá agilizar o cadastramento do artesão, que poderá solicitar a Carteira Nacional do Artesão, através do site programadeartesanato.rj.gov.br. O cadastramento é dividido em quatro etapas: Dados pessoais, aspectos socioeconômicos, avaliação do produto (considerando matéria-prima e técnica) e registro fotográfico. A pré-inscrição online, que foi desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), concluirá as duas primeiras fases, sendo necessária apenas a curadoria técnica e presencial.
Para o coordenador do programa, Saulo Romay, cadastrar os artesãos do estado é uma vertente importante, visto que é a maneira de conhecer de fato o perfil e necessidades da classe. Saulo explicou ainda o impacto positivo que o pré-cadastro terá no atendimento. –  Reconhecer e identificar o artesão fluminense é o primeiro passo realizado pelo programa no processo de desenvolvimento do setor. Tendo em vista a importância desta etapa, retomamos as ações de cadastramento nos municípios e em nossa sede. Agora, concluindo este processo virtualmente, e após o contato da nossa equipe, o artesão já vem para o atendimento com duas etapas concluídas – disse Saulo. 
O secretário de Turismo, Otavio Leite, destacou a necessidade de desenvolver a atividade artesanal e o seu papel de geradora de emprego e renda. – O artesanato pode ser um grande caminho para muitas pessoas terem uma renda. São mais de 13 mil profissionais atendidos, e com este método online, descobriremos as áreas que precisaremos agir. A missão da Setur é ampliar a base – explicou Otavio.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE