Ainda no movimento Maio Amarelo, durante esta semana, a Prefeitura de Guapimirim, através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP), em parceria com o Governo do Estado, promoveu palestras a estudantes de escolas municipais e estaduais sobre a prevenção de acidentes no trânsito, em decorrência do uso de álcool e direção. Cerca de 500 estudantes das escolas municipais: Maximino José Pacheco e Prof.ª Ilza Junger Pacheco e do Colégio Estadual Alcindo Guanabara, participaram destes eventos, que aconteceram nos dias 27 e 29, deste mês, na igreja Assembleia de Deus, localizada no Centro.
O movimento Maio Amarelo realizado pela SSEOP, através do DEMUTRAN e da Guarda Civil Municipal tem o objetivo de conscientizar a população acerca dos altos índices de acidentes no trânsito e suas consequências. Por conta disso, o setor de Educação da Lei Seca (do Governo do Estado) foi convidado para ministrar uma série de palestras aos alunos, que puderam assistir relatos de agentes do programa, vítimas de acidentes provocados por condutores embriagados.
De acordo com Leandro Fiuza, superintendente da Guarda Civil Municipal, “muitas pessoas são vítimas acidentes de trânsito por conta do uso indevido da direção, aliado à ingestão de álcool”. “Estas palestras também são muito importantes, porque conseguem alcançar alunos com faixa etária entre 13 e 18 anos”, acrescentou Fiuza. Neste segundo dia, a Secretaria sinalizou a proposta de parceria com o setor de Educação da Lei Seca para que estas palestras também sejam ministradas aos alunos da Educação Infantil.