Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Declaração Anual sobre movimentação de ICMS termina dia 21

Declan/RJ ajuda a formar o Índice de Participação do Município, recurso que contribui para melhorar a prestação de serviços ao cidadão

As empresas inscritas no Cadastro de Contribuintes do ICMS – CAD-ICMS devem entregar a DECLAN-IPM até o dia 21 de maio de 2019; a declaração entregue esse ano se refere ao ano-base 2018. A DECLAN-IPM é o documento que se destina à apuração do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços alcançados pela incidência do ICMS, realizadas no Estado, visando a compor o cálculo dos Índices de Participação dos Municípios na arrecadação do ICMS (IPM).

As informações prestadas pelos contribuintes são de extrema importância para o aumento no repasse do ICMS, pois com a DECLAN/IPM devidamente preenchida as informações contribuem para o aumento do Índice de Participação do Município (IPM), gerando uma melhora na arrecadação. 

“A entrega da DECLAN/IPM é uma obrigação antiga, mas os contribuintes não estão acostumados a apresentar cópia desta declaração na Secretaria Municipal de Fazenda, pois a partir de agora além da entrega da Declaração é fundamental o devido preenchimento das informações e a entrega da cópia ao Município. Sem a entrega ou com a omissão de informações quem perde é o município, que vê os repasses destinados a ele irem parar em outras cidades”, esclarece o Secretário de Fazenda, Fabiano Claussen Latini.

Conforme estabelecido na Lei Complementar Municipal nº 103/2007, o contribuinte que é obrigado a realizar a entrega da DECLAN/IPM deverá apresentar a cópia da mesma ao Município de Teresópolis na Secretaria de Fazenda para a avaliação e acompanhamento das informações prestadas.

Todas as informações necessárias à apresentação da Declan-IPM estão no site da Secretaria Estadual de Fazenda. E quem não entregar estará sujeito as penalidades previstas na Lei Estadual nº 6.357, de 18 de dezembro de 2012, que alterou a Lei Estadual nº 2.657, de 26 de dezembro de 1996.

Vale ressaltar que a não apresentação da Cópia da DECLAN/IPM à Secretaria Municipal de Fazenda acarretará a penalidade prevista na Lei Complementar Municipal nº 103/2007.

Visando tornar o procedimento transparente e célere o Município através da Secretaria de Fazenda enviará notificações aos contribuintes que estão obrigados a realizar a DECLAN/IPM, e ainda publicará em Diário Oficial a listagem dos contribuintes e os respectivos prazos para entrega das cópias.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Diário TV entrevista André Português, prefeito de Miguel Pereira

Com Romário, America inicia preparação na Granja Comary

30º Batalhão de Polícia Militar tem novo comando

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

PM flagra adolescente vendendo crack em São Pedro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE