Com o tema “Resíduos Sólidos”, aconteceu nesta quarta-feira (24), em Prata dos Aredes, no Terceiro Distrito do município, mais uma edição do projeto “Educação Ambiental nas Comunidades”. Foram promovidas palestras, oficinas e atividades lúdicas. Mais de 100 alunos das escolas municipais José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes) e Paulino Custódio de Rezende (Canoas) participaram da programação.
As escolas da localidade e arredores trabalharam com os alunos durante um mês a questão do descarte consciente dos resíduos. E o resultado foi bastante positivo. Os estudantes levaram lixo reciclável separado e limpo, que as famílias juntaram ao longo desse período. O material foi encaminhado para a coleta seletiva do projeto “Nosso Lixo tem Valor”, na Granja Guarani. A ideia é articular com um reciclador a retirada do material rotineiramente na comunidade.
Educação Ambiental nas Comunidades
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma faculdade particular do município, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o projeto “Nosso Lixo tem Valor” também participam do projeto, que acontece bimestralmente, em bairros da zona rural e urbana de Teresópolis. Na edição de Prata dos Aredes aconteceram cinco atividades concomitantes, oferecidas pelas universidades, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e projeto “Nosso Lixo tem Valor”, todas sobre resíduos sólidos. E a ultima, sobre plantio e plantas medicinais, com a moradora Cláudia Kalinji.
Foi feito um canteiro de flores e ervas medicinais no local (ponto final de Prata dos Aredes) e as escolas municipais José Duarte Magalhães, de Prata dos Aredes, e Paulino Custódio de Rezende, instalada em Canoas, ambas localizadas no Terceiro Distrito, receberam mudas de lírio, doadas pelo Horto Municipal, para serem plantadas nas unidades escolares.