Durante a inauguração do programa-piloto de videomonitoramento “Bairro Seguro”, no último sábado (16), no Parque do Imbuí, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou projetos com investimento em torno de R$ 1 milhão em segurança pública municipal, através de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal. Elaborados por meio do Siconv (Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal), os projetos incluem uma série de melhorias para a área da segurança pública do município.
“O projeto ‘Bairro Seguro’ é muito importante e pode se somar ao planejamento do município na área de segurança, unindo forças com outras iniciativas que serão realizadas pelo ‘Programa Cidade Segura e Inteligente’, da Prefeitura, e que inclui grandes investimentos na área, entre eles, o CICOP (Centro Integrado de Comando e Operação). Trabalhamos em parceria com a Policia Civil para a instalação de uma estrutura de segurança no antigo prédio da 110ª Delegacia, no bairro do Alto. Estamos com algumas emendas parlamentares e finalizamos vários projetos no Siconv. Entre eles, estão novas viaturas para a Guarda Civil Municipal, radiocomunicadores e outros equipamentos. Buscamos as melhores práticas de segurança, com ferramentas tecnológicas, para preservar uma das fortes bandeiras que nós temos hoje em Teresópolis, que é a segurança”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.
“Bairro Seguro”
O programa-piloto ‘Bairro Seguro’ foi inaugurado no sábado (16), no Parque do Imbuí, pelo comando do 30º Batalhão de Polícia Militar. O bairro recebeu quatro câmeras de vigilância e videomonitoramento, de última geração, que foram instaladas em pontos estratégicos. A Associação de Moradores e Amigos do Parque do Imbuí (Amapi) e o Teresópolis Weekend Club tiveram participação ativa na implantação do programa no bairro. “Foram instaladas quatro câmeras, que trazem segurança não apenas para o Parque do Imbuí, mas também para o Caleme, Quebra Frascos e Posse. É mais segurança, é a sociedade atuando junto com o poder público através de parceria público-privada. E o Weekend Club aceitou participar e financiar esse projeto”, relatou a líder comunitária Ruth Ferreira, presidente da AMAPI e do Weekend Club.