Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fonte Amélia ficou bonita, mas não pode ser utilizada

Nascente no Alto continua na lista de interdição temporária devido a qualidade da água

Luiz Bandeira

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água realizado nesta semana em 13 fontes da cidade. Quatro nascentes devem ser evitadas, uma delas a Fonte Amélia, que foi reaberta totalmente revitalizada numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e a iniciativa privada, através de uma construtora local. Na ocasião da inauguração oferecia condições para consumo humano, atestada pela Secretaria Municipal de Saúde, mas ficou pouco tempo nessa situação e desde então “segue no vermelho” com suas belas bocas a jorrar água imprópria. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da SMS, além da fonte Amélia, 7 Tanques, no Rosário, Taumaturgo e Tijuca, nos bairros de mesmo nome, também não são recomendadas pelo menos até que seja feita nova análise.
A Fonte Amélia, no bairro do Alto, foi entregue à população em 09 de julho. Limpeza e pintura geral, recuperação de azulejos e da rede de captação de água foram alguns dos serviços realizados no patrimônio municipal, que faz parte do roteiro de visitação de turistas e moradores da cidade. "Teresópolis é conhecida como a cidade das fontes, cujas nascentes de águas são tombadas pela Lei Orgânica do Município”, assinalou na ocasião a secretária municipal de Cultura, Cleo Jordão Rezende. Mas, infelizmente, várias nascentes do município, que realmente no passado detinha um patrimônio em reservas naturais invejável, foram contaminadas e no lugar de algumas surgiram valas onde corre esgoto. Manter uma nascente de água em condições para consumo exige preservação do entorno e há anos a expansão imobiliária não privilegia esta vocação turística de Teresópolis de ser considerada como “Cidade das Fontes”.

Água boa, fonte abandonada
Na edição do dia 29 de junho passado, O Diário publicou um apelo de moradores do Vale do Paraíso pela manutenção da Fonte Santa Ângela. Na ocasião e até hoje, a fonte é uma das que oferecem condições para consumo humano, mas que demonstrava total abandono do poder público na manutenção dos revestimentos e escoamento. Nesse período houve a revitalização da fonte do Alto, que não é recomendada para consumo, enquanto a fonte do Vale do Paraíso segue abandonada e ainda nos permite brindar com água pura.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE