A Secretaria Municipal de Segurança Pública está realizando a primeira etapa da vistoria obrigatória das vans utilizadas no transporte escolar. A fiscalização acontece na Praça Higino da Silveira, Feirinha do Alto, das 8h às 11h, até esta quinta-feira (31). Os agentes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e da Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, vistoriam o funcionamento de todos os equipamentos de segurança, como cintos de segurança e extintores de incêndio. A parte técnica das vans também é avaliada, como luz de freio, espelhos e o estado dos pneus.
O foco principal da ação é melhorar o serviço prestado pelos motoristas das vans, visando à segurança das crianças que utilizam este tipo de transporte e também do condutor. “É a legalização que tranquiliza tanto os motoristas quanto os pais”, diz Carlos Henrique da Costa, motorista de van.
A vistoria acontece a cada seis meses e um dos objetivos é atender a demanda de reclamações sobre as vans clandestinas recebidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Somente no ano passado foram apreendidas 12 vans irregulares. “O que nós pedimos é que o pai, ao contratar uma van escolar, se informe sobre a sua legalização e se ela passou nos quesitos de inspeção”, adverte o guarda civil municipal Fabiano Basílio.
Para os motoristas que ainda não foram à vistoria, os documentos necessários são: certidão negativa do concessionário e do piloto, Carteira Nacional de Habilitação (piloto e concessionário), comprovante de residência atual (piloto e concessionário), laudo de vistoria de oficina mecânica, certificado der aferição do tacógrafo e cópia do documento do veículo vistoriado.