Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Conselho da Cidade debate elaboração de Plano Diretor

Documento orienta poder público e iniciativa privada para assegurar melhor condição de vida para a população

Realizada nesta quinta-feira (20), a última reunião ordinária de 2018 do Conselho da Cidade. Conduzida pelo presidente do órgão, Raimundo Lopes, que é Secretário de Meio Ambiente e de Defesa Civil, o encontro teve como ponto alto a palestra “Plano Diretor: experiência e metodologia”, com o professor José Luiz Natal Chaves. Consultor em planejamento, execução e aplicação de metodologia própria para elaboração de Planos Diretores Municipais, o professor, que criou metodologia própria, explanou sobre a experiência adquirida na elaboração do Plano Diretor Participativo de Magé e na confecção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado do Rio de Janeiro. 
O professor José Luiz Natal Chaves abordou com detalhes as fases de criação de um Plano Diretor, documento que orienta a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural, a fim de assegurar melhor condição de vida para a população. “O grande desafio é manter as pessoas mobilizadas para que participem de todas as etapas. E para isso é essencial criar roteiros com assuntos de interesse e prazos para execução”, relatou José Luiz.
Raimundo Lopes ressaltou que a organização da cidade de Teresópolis é uma das prioridades do governo municipal para 2019. “Por orientação do Prefeito Vinicius Claussen, as iniciativas terão início com o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, criado em 2006, e a atualização das leis municipais de zoneamento, código de obras e de posturais municipais”, pontuou o presidente do Conselho da Cidade.
 Criado pela Lei Municipal n° 3.392/2015, o Conselho da Cidade é vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Tem funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, e entre suas atribuições está a de assessorar o Poder Executivo no estabelecimento de prioridades quanto à realização de projetos de interesse para o desenvolvimento sustentável de Teresópolis. Em 2019, a primeira reunião ordinária do Conselho da Cidade acontecerá no dia 31 de janeiro.
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

Veículo de transporte de pacientes pega fogo na Serra

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE