Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CDL conta com alta de vendas de Natal em Teresópolis

Igor Edelstein enaltece entidades de classe e população por retomada do espirito natalino pela cidade e também pela credibilidade do município

Anderson Duarte

“A aura do Natal deste ano é diferente”, a afirmação foi feita pelo presidente da CDL, Igor Edelstein em entrevista ao programa Jornal Diário na TV desta quinta-feira, 13, na Diário TV. Igor considera que a atmosfera da cidade está diferente e que os esforços reunidos ao longo dos últimos meses fizeram com que o fim de ano desta vez fosse de mais alegrias e conquistas que o difícil período de 2017. Responsável pela renovação da entidade em nosso município, o empresário também aponta para um cenário de restabelecimento de políticas publicas assertivas e motivação. “Estamos passando por um momento de transição e os empresários refletem um sentimento que vem inundando o mercado. A sensação de otimismo. Há um clima de confiança em avanços que tendem a trazer mais ânimo e movimentação à economia, além de geração de empregos e renda para 2019”, aposta Igor.
Segundo o empresário, é um movimento geral, em toda a nossa sociedade. “Eu percebo muito claramente, que após diversos anos imersos na mais profunda crise econômica do Brasil, os sinais de retomada da nossa economia começam a se mostrar. Isso no Brasil, no estado e aqui em Teresópolis. O mercado de trabalho voltou a gerar vagas, a inflação em queda pode estimular o consumo, nossas entidades estão motivadas a mudarem e investirem. Não será um crescimento explosivo no curto prazo, isso com certeza, mas, aos poucos, o medo do desemprego, por exemplo, que é um dos fatores que mais afeta a disposição do consumidor, começa a regredir, e isso impacta diretamente no nosso comércio. Sobre a intenção de compras para o Natal, este ano nós temos algumas pesquisas que mostram um potencial de crescimento grande no valor faturado na compra de presentes”, enaltece Igor.
Para ele, outro ponto positivo na mudança de hábito de consumo do teresopolitano é a disciplina, ou seja, as dificuldades vividas nos últimos anos fizeram com que o consumidor não queira, por exemplo, se endividar com as compras de final de ano, mantendo a capacidade de pagamento para aproveitar as promoções e sabendo dos muitos compromissos que tem no inicio do próximo ano. “A gente percebe que aos poucos as coisas começam a mudar, fizemos uma nova parceria entre o CDL Teresópolis e a Cooperativas de Crédito do Brasil, a SICOOB, que vai beneficiar os pequenos empresários da cidade. já a partir de janeiro, o sistema de cooperativa já chega a Teresópolis e será o braço financeiro da CDL. A instituição, que oferece crédito para pessoas física e jurídica com taxas competitivas, bem abaixo dos bancos tradicionais, deve começar a operar na cidade já em janeiro e vai ser importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, aposta Igor Edelstein.
“Temos muitas ações de promoção e sorteio na cidade, além do nosso tradicional horário especial do comércio para o Natal. A intenção é ampliar o período de atendimento e impulsionar as vendas para o fim de ano, e com as promoções atrair ainda mais consumidores. Esse é um hábito de muitos anos e a gente estende o horário pra atender melhor os nossos clientes, principalmente no período noturno, pra quem trabalha durante o dia, tem a possibilidade depois das dezoito horas. No mais, toda a decoração e atrativos preparados, além de ajudar a criar o clima de Natal para os moradores da cidade, a programação é importante para fomentar o movimento no comércio e na atração de turistas neste período de festas e compras. Isso é que precisa ficar muito claro, é poder público, iniciativa privada, moradores, todos juntos que fazem a economia crescer neste período, não atitude isolada, todos somos responsáveis”, explica Igor.
A data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro promete movimentar as lojas teresopolitanas. A expectativa de vendas para o Natal 2018 aumentou com a queda da inflação e o otimismo dos consumidores. Pesquisas apontam para um crescimento de 2,8% nas vendas, considerando um cenário nacional. Quase 70% dos comerciantes do estado do Rio de Janeiro estão animados com as vendas de fim de ano e esperam um bom movimento, enquanto 25% se dizem cautelosos e apenas 2% se dizem pessimistas com relação as vendas este ano. Dados da FECOMÉRCIO apontam para a geração de mais de dez mil vagas no período natalino em todo o interior do estado, com a maior projeção de contratação dos últimos três anos. Quase a metade dessas novas vagas devem são para vendedores e 70% do total deve se transformar em emprego efetivo para 2019, segundo a entidade.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Skatista de apenas 10 anos vai representar Teresópolis em competição nacional

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE